De acordo com levantamento da Times Higher Education (THE), seis universidades do Paraná figuraram entre as melhores do Brasil e da América Latina. O levantamento avaliou 144 instituições de 15 países da América Latina, além de 70 universidades brasileiras.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lidera entre as instituições do Estado, ocupando a 16ª posição geral entre as brasileiras. Na sequência, aparecem a Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 24º lugar, e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), na 27ª colocação.
Outras universidades paranaenses também conquistaram destaque: a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) está em 46º lugar, assim como a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), classificadas respectivamente em 46º e 48º lugar. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) completa a lista, na 69ª posição.
Entre os parâmetros individuais de avaliação, a UEM alcançou bom resultado nos dois quesitos que abrangem a produção científica, com destaque no número de publicações acadêmicas. Já a UEL, a UEPG e a Unioeste obtiveram um desempenho expressivo na qualidade do ensino, que analisa a formação de novos pesquisadores, a capacidade da instituição de investimento na infraestrutura acadêmica, a proporção entre as quantidades de professores e alunos e a titulação dos professores.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Mauro Antonio da Silva Sá Ravagnani, diz que os resultados das pesquisas científicas contribuem para o atendimento de demandas locais e regionais, com impacto no desenvolvimento sustentável. “Esse avanço científico reflete em desenvolvimento tecnológico e inovação e contribui para a resolução de questões sociais e econômicas.”
Com informações da Agência Estadual de Notícias.