A feira Foz Internacional Boat Show, que reúne expositores e entusiastas do setor de embarcações, teve início nesta quinta-feira (28) e vai seguir até domingo (1º). Esta segunda edição foi marcada pela chegada de mais de 160 motos aquáticas que realizaram uma expedição de Rosana, no Interior de São Paulo, até Foz do Iguaçu.
Segundo dados da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos (Acobar), a produção de barcos no Brasil gira em torno de 4,5 mil unidades por ano, com a maior parte concentrada nas regiões Sul e Sudeste.
De acordo com dados da Marinha levantados pela Secretaria de Turismo, o Paraná tem a terceira maior frota náutica do Brasil, com 95.168 embarcações de todos os tipos, representando 9,6% do total nacional. O Estado fica atrás somente de São Paulo, com 243.520 embarcações, e Rio de Janeiro, com 111.479.
Outro destaque é para a quantidade de lanchas. São 35.200 no Paraná, com o estado subindo uma posição nesse quesito, ficando em segundo lugar e com 15,1% do total do País.
Com expectativa de atrair mais de 6 mil visitantes, a feira tem o objetivo de superar a marca de R$ 30 milhões em negócios.
“Esse ano estamos com a participação do Paraguai e o ano que vem tenho certeza que teremos a Argentina junto, transformando esse evento realmente em um show internacional”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes.
Com informações da Agência Estadual de Notícias