A Copel renovou nesta segunda-feira (18), na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília, as concessões das usinas hidrelétricas de Foz da Areia, Segredo e Salto Caxias por mais 30 anos. O valor a ser pago pela Copel pela outorga conjunta das três usinas, que são as maiores da companhia, é de R$ 4,1 bilhões. Somadas, as três hidrelétricas representam 64% da capacidade instalada de geração de energia elétrica da Copel.
A concessão da usina Foz da Areia venceria no final de 2024. Os contratos das outras duas usinas se encerrariam nos próximos oito anos, mas também tiveram as concessões renovadas antecipadamente. Juntas, as três usinas têm capacidade instalada total de 4.176 megawatts (MW). A maior delas, a Usina Hidrelétrica Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, conhecida como Foz da Areia, tem capacidade de 1.676 MW.
As outras duas, a Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga, conhecida como Segredo, e a Usina Hidrelétrica Governador José Richa, conhecida como Salto Caxias, têm capacidades de 1.260 MW e 1.240 MW, respectivamente.
Com as renovações, as capacidades das hidrelétricas poderão ser ampliadas em leilões de capacidades que serão promovidos pela Aneel. Foz de Areia, por exemplo, poderá chegar a 2.536 MW. Já para a usina de Segredo, existem estudos para que ela possa praticamente dobrar de capacidade, chegando a 2.526 MW.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.