Duzentas escolas públicas paranaenses estão selecionadas para participar do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel. As unidades selecionadas receberão obras e novos equipamentos que vão ajudar a diminuir o consumo de energia elétrica. São 100 escolas estaduais e outras 100 municipais, aprovadas no edital que contou com a participação de mais de 800 instituições de ensino de todas as regiões do Estado.
O consumo de energia deve se tornar mais eficiente por meio da instalação de geração solar e da troca de equipamentos elétricos antigos. A elaboração de projetos está em andamento e é realizada de forma individual, para se adequar a cada uma das instituições aprovadas.
Na fase seguinte, começam a substituição de equipamentos e a construção dos sistemas de geração distribuída. A execução está prevista ao longo do biênio 2025-2026.
A análise das inscrições levou em consideração critérios técnicos e socioeconômicos, como o Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas, além da proporção de alunos em relação à população das cidades.
A chamada realizada pelo PEE, incentivo regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), prevê a elaboração dos projetos e o pagamento integral de sua execução pela Copel.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.