Na contramão do que aconteceu na eleição de 2020, Cascavel elegeu apenas uma vereadora em 2024. A escolhida para assumir uma cadeira na Câmara do município é Bia Alcântara (PT), que também será a vereadora mais jovem da história de Cascavel, com 18 anos, e a única representante de um partido de esquerda na Casa.
Bia é estudante de Ciências Sociais, coordenadora geral do Diretório Central do Estudantes da Unioeste e secretária da juventude do PT Cascavel. Assim como a deputada estadual Ana Júlia, participou da mobilização e das ocupações estudantis de 2016, e vem, desde então, construindo sua trajetória política. Tem o passe livre estudantil como uma de suas pautas.
A estudante vai ocupar a cadeira da Professora Liliam, que atualmente é a vereadora representante do Partido dos Trabalhadores, mas que não concorreu à reeleição para disputar a Prefeitura. Lilian foi uma das duas mulheres eleitas em 2020, as primeiras em vinte anos. A outra foi a Professora Beth Leal (Republicanos), que neste pleito conquistou apenas a vaga de suplente.
Antes delas, Léo Risso havia sido eleita em 2000 e ocupou uma cadeira até 2004. Até o início da última legislatura, Nadir Lovera, Danny de Paula, Rosa da Saúde, Rosi Gurgacz e Egídia Covatti assumiram mandatos na Câmara Municipal ao longo das primeiras décadas dos anos 2000, mas como suplentes e por períodos curtos.
LEIA TAMBÉM: Prefeito torna ônibus gratuito em ano eleitoral e pode perder reeleição
Pretos e pardos
A representatividade de pessoas negras também será baixa na nova legislatura. Ao todo, dois dos eleitos se declararam pardos e outros dois, negros.
Renovação e reeleitos
Além de Bia Alcântara, Cascavel elegeu oito novos vereadores e reelegeu 12 parlamentares, ficando com uma taxa de renovação de 42,86%.
Apenas dois dos vereadores em exercício não concorreram à reeleição: Professora Liliam, que foi candidata à Prefeitura, e Rômulo Quintino. Josias do Interlagos (MDB), Josué de Souza (MDB), Melo do Pastel (PL), Pedro Sampaio (PP), Prof. Beth Leal (Republicanos) e Prof. Santello (União) ficaram com a suplência de seus partidos. Nei Haveroth (PRD) foi o único que não foi eleito.
Bancadas
Os dois principais partidos da Casa serão PL, do prefeito eleito Renato Silva, e Republicanos, que também integrou a coligação para a eleição majoritária e pode vir a fazer parte da base do governo. Ambos têm quatro vereadores na Casa.
Em seguida, vem o PSD, que também apoiou Renato Silva, com três, e MDB, PP e Podemos com dois. União, Novo, PMB e PT têm um parlamentar eleito cada.
Veja quem serão os vereadores de Cascavel a partir de janeiro:
- Tiago Almeida – reeleito
- Edson Souza – reeleito
- Alécio Espínola – reeleito
- Carlos Xavier – reeleito
- Valdecir Alcantara – reeleito
- Sadi Kisiel – reeleito
- Hudson Moreschi
- Policial Madril – reeleito
- Cabral
- Fão Do Bolsonaro
- João Diego
- Mazutti – reeleito
- Cleverson Sibulski – reeleito
- Rondinelle Batista
- Cidão Da Telepar – reeleito
- Suco
- Antonio Marcos
- Everton Guimarães
- Dr Lauri – reeleito
- Serginho Ribeiro – reeleito
- Bia Alcantara