Eduardo Pimentel (PSD) se mantém na frente nas pesquisas em Curitiba. Em levantamento divulgado nesta quinta-feira (24) pelo instituto Paraná Pesquisas, o candidato da situação aparece com 48,8% das intenções de voto, ante as 41,2% de Cristina Graeml (PMB). 5,9% dos eleitores preferem votar branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Indecisos somam 4,1%.
A pesquisa mostra ainda que Pimentel é o candidato de preferência de todos os grupos, independentemente de sexo, faixa etária, formação ou de integrar ou não a população economicamente ativa. Ele se sai especialmente bem entre os mais jovens (16 a 24 anos), grupo no qual Graeml tem seu pior desempenho.
Além disso, mostra que a candidata do PMB é que tem maior rejeição: 43,9% dos eleitores não votariam nela de jeito nenhum. 37,1% afirmaram que não votariam em Pimentel, 14,6% responderam que votariam em ambos e 7,1% não sabiam ou não respondem.
Com entrevistas feitas entre 20 e 23 de outubro, a pesquisa já observou o efeito de dez dias de horário eleitoral, além dos dois debates, da Band Paraná e da RICtv, caracterizados por muitos ataques e poucas propostas. Os candidatos voltam a se encontrar nesta sexta-feira (25), no debate da RPC.
Cenário espontâneo
No cenário espontâneo, Pimentel também lidera, mas com uma vantagem menor. Ele tem 35,3% das intenções de voto, enquanto Graeml tem 31%. A fatia de indecisos ainda é alta: 27,8%, enquanto 5,7% preferem votar em branco e nulo ou não votar nos candidatos.
Expectativa de vitória
Independentemente de seu voto, 51,1% dos eleitores entrevistados afirmada que Eduardo Pimentel deve vencer no domingo (27), enquanto 40% acreditam na vitória de Cristina Graeml. Os que não sabem o que esperar desse resultado somam 8,9%