Motoristas paranaenses habilitados nas categorias C, D ou E que não dirigem os veículos correspondentes a elas podem fazer o rebaixamento da carteira nacional de habilitação sem a necessidade de emissão de um novo documento.
A medida facilita a vida desses motoristas, já que as pessoas habilitadas para dirigir veículos grandes (caminhões, ônibus e vans) são obrigadas a realizar exame toxicológico a cada dois anos sob pena de multa de R$ 1.467,35.
Além disso, os motoristas conseguem abrir mão da carteira C, D ou E sem necessidade de pagar por todo o processo de habilitação novamente. Essa modalidade também vai permitir que a CNH mantenha a mesma foto e data de vencimento de antes do rebaixamento.
O rebaixamento pode ser solicitado tanto pela internet quanto presencialmente. No portal do Detran-PR ou pelo aplicativo Detran Inteligente, o processo envolve o pedido e o pagamento da taxa de R$ 90,10 em uma das agências dos bancos credenciados.
Para quem optar pelo atendimento presencial, é necessário agendar um horário em uma unidade do Detran, também por meio do portal do órgão, levar um documento oficial com foto e CPF, além de pagar a taxa. Após a solicitação, a nova CNH será entregue no endereço cadastrado no Detran-PR em até 10 dias úteis.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.