São 12 os partidos que vão integrar a nova legislatura da Câmara Municipal de Ponta Grossa, eleita no último dia 6, a partir de janeiro, dois a mais do que já fazem parte dela hoje. Ao todo, a Casa é composta por 19 cadeiras.
A maior bancada será do União Brasil, que conseguiu reeleger seus quatro parlamentares — Divo, Dr. Zeca, Leo Farmacêutico e Paulo Balansin — e eleger mais uma, Teka dos Animais, que concorreu pela primeira vez. O resultado é favorável à prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil), caso ela vença o segundo turno das eleições.
LEIA TAMBÉM: Pesquisas apontam empate técnico na corrida pela Prefeitura de Ponta Grossa
O PV também reelegeu seus vereadores, Dr. Erick e Geraldo Stocco. Este último, aliás, conseguiu chegar ao terceiro mandato com votação recorde: 8.168 votos — mais do que o candidato a prefeito Dr. Magno (Novo), que fez 7.438 votos. Com isso — e com a Federação com o PT—, o partido conquistou mais uma cadeira e elegeu Professor Careca, que já havia sido eleito em 2012 e foi suplente nas duas legislaturas seguintes.
Outro partido que terá mais de um representante na Casa é o Republicanos, que reelegeu Leandro Bianco e conquistou uma cadeira para Fabio Silva, candidato estreante.
Para que esses pudessem crescer e outros dois — Podemos e PMB — pudessem entrar, PSD, PL, PDT e DC perderam cadeiras e elegeram apenas um representante cada. Além deles, terão um vereador PT, PP, MDB, Podemos e PMB.
Confira a lista de eleitos:
- Geraldo Stocco (PV) – reeleito
- Joce Canto (PP) – reeleita
- Ede Pimentel (PDT) – reeleito
- Julio Kuller (MDB) – reeleito
- Dr. Zeca (União) – reeleito
- Dr. Erick (PV) – reeleito
- Leo Farmacêutico (União) – reeleito
- Soldado Pastor Ezequiel (DC) – reeleito
- Leandro Bianco (Republ.) – reeleito
- Professor Careca (PV)
- Divo (União) – reeleito
- Guilherme Mazer (PT)
- Ricardo Zampieri (PL)
- Paulo Balansin (União) – reeleito
- Maurício Silva (PSD) – reeleito
- Teka dos Animais (União)
- Fabio Silva (Republ.)
- Florenal (Podemos)
- Enfermeira Marisleidy (PMB)
Pouca diversidade
A diversidade de partidos não reflete em outros aspectos da nova legislatura. Ao todo, apenas três mulheres foram eleitas — quantidade igual à da atual legislatura —, todas brancas. Entre os homens, há três pardos e um preto. Em termos de idade, o conjunto de vereadores é mais variado, com representantes das décadas de 1950 a 1990.
Renovação, reeleitos e não eleitos
A renovação ficou em torno de 36,8%, com sete novos vereadores e 12 reeleitos. Dos 19 vereadores que estão na Câmara atualmente, apenas dois não concorreram: Josi do Coletivo (PT) e Filipe Chociai — ela apoiou a candidatura de Guilherme Mazer, eleito, e ele apoiou a de seu irmão, Matheus Chociai, que teve sucesso nas urnas.
Daniel Milla (PSD), Izaias Salustiano (PL), Jairton da Farmácia (PDT), Missionária Adriana (PL) e Celso Cieslak (DC) ficaram como suplentes de seus partidos.