Um dia depois do Instituto Multicultural, foi a vez da Paraná Pesquisas divulgar os resultados de um levantamento sobre o segundo turno em Londrina*. De acordo com o instituto, Tiago Amaral (PSD) tem 49,9% das intenções de voto, enquanto Professora Maria Tereza (PP) tem 38,3%.
Os resultados confirmam a liderança e a vantagem de Amaral em relação a Maria Tereza. Brancos e nulos somam 7,6% e os indecisos são 4,2%.
O levantamento mostra que Tiago Amaral se sai melhor em todos os grupos de eleitores, independentemente de sexo, idade, formação ou de integrarem a população economicamente ativa ou não. Ainda assim, o desempenho do candidato é melhor entre homens, pessoas de 25 a 34 anos e aqueles com ensino médio completo. Os dois candidatos têm resultados semelhantes entre os eleitores com ensino superior.
No cenário espontâneo, Amaral também está na frente, mas a vantagem em relação à Professora Maria Tereza diminui. Ele tem 32,5% das intenções de voto e ela tem 26,4%. Os indecisos somam 34,2% e os que vão votar branco ou nulo, 6%. 0,8% dos entrevistados ainda citam outros nomes.
Rejeição e expectativa de vitória
Outro ponto avaliado pela pesquisa foi a rejeição dos candidatos. Maria Tereza sai na frente neste quesito, com 40,1%. Amaral, por sua vez, fica um pouco atrás, com 36,8%. 17,9% dos eleitores disse que poderia votar em qualquer um dos candidatos e 7,9 não sabiam ou não responderam.
A pesquisa também questionou quem os eleitores acreditam que vai ganhar, independentemente de suas escolhas particulares. 60,1% deles afirmou que o próximo prefeito de Londrina deve ser Tiago Amaral, enquanto 28,2% acreditam na vitória de Maria Tereza. Os que não sabiam ou preferiram não responder somaram 11,7%.
* Registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PR-08152/2024, o levantamento entrevistou 720 eleitores entre os dias 14 e 17 de outubro. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.