Os eleitores de cidades onde há segundo turno que estiverem fora de casa no dia 27 de outubro, dia da votação, poderão justificar a ausência não só pelo aplicativo e-Título, mas também em mesas receptoras de justificativas instaladas em Fóruns Eleitorais de 12 municípios.
A medida é obrigatória para cidades com mais de 100 mil eleitores — inclusive as que têm mais de 200 mil eleitores e não terão segundo turno. No Paraná, isso significa que as mesas serão instaladas nos Fóruns Eleitorais de Maringá, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Araucária, Paranaguá e Toledo, obrigatoriamente.
Pinhais, Campo Largo e Fazenda Rio Grande, que têm menos de 100 mil habitantes, também terão locais para justificar a ausência na votação. As mesas vão funcionar das 8h às 17h. Tanto nelas quanto no aplicativo e-Titulo, os eleitores não precisam anexar documentos que comprovem a justificativa.
Justificativa depois do dia 27
Quem não votar e não conseguir justificar a ausência no dia do pleito, poderá fazê-lo até o dia 7 de janeiro pelo aplicativo e-Título ou pelo Sistema Justifica. Para quem não votou no primeiro turno, o prazo é 5 de dezembro.
Nesse caso, o eleitor deverá informar os dados pessoais exatamente como registrados no cadastro eleitoral, declarar o motivo da ausência às urnas e anexar a documentação comprobatória digitalizada. O requerimento será transferido para a Zona Eleitoral responsável, que vai analisar e emitir decisão sobre a justificativa apresentada.
É importante ressaltar que quem não votou no primeiro turno das Eleições 2024 pode votar normalmente no segundo turno, caso esteja em dia com a Justiça Eleitoral.