A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico da UEM (Fadec-UEM) firmaram nesta terça-feira (8) a criação do Fundo Patrimonial da UEM (FunUEM). O evento aconteceu durante o Paraná Faz Ciência, evento estadual que ocorre nas dependências da UEM até sexta-feira (11).
A partir de agora, o FunUEM poderá arrecadar recursos e doações de pessoas físicas ou jurídicas para serem aplicados em atividades da Universidade, assim como ocorre com outras universidades brasileiras, a exemplo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP) e, também, estrangeiras como as dos Estados Unidos.
Segundo o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a iniciativa visa fortalecer o relacionamento da Universidade com a sociedade, possibilitando a execução de ações e projetos de interesse comum.
“O fundo não exime a responsabilidade do Estado, pois somos uma universidade pública estadual, mas poderá, por exemplo, fortalecer projetos de permanência estudantil, auxiliar nas viagens acadêmicas, organizar eventos e subsidiar refeições no Restaurante Universitário”, explica.
Ele também ressaltou que as regras do fundo não serão criadas pela universidade. “O fundo terá seu próprio Conselho de Administração com membros da UEM e comunidade externa e vai prestar contas aos órgãos de controle sob a supervisão da Fadec-UEM. A ideia é que o fundo venha para ajudar a UEM. Se ele tiver muitos recursos, como outros fundos criados no Brasil e no mundo, vamos poder fazer muitos projetos”, afirma.
O primeiro doador do FunUEM foi o presidente da Fadec-UEM, Ricardo Ribeiro, que doou simbolicamente um cheque, durante a solenidade de lançamento. “O fundo foi criado para que egressos tenham uma forma de retribuir, mas é aberto a todos que tenham alguma identidade ou gratidão pela UEM”, destaca. O reitor da UEM foi o segundo doador do Fundo Patrimonial da UEM.
“É uma oportunidade para aqueles que tiveram suas vidas transformadas pela UEM e querem retribuir em um gesto de reconhecimento e de gratidão, a fim de que a Universidade possa ajudar mais pessoas a vencer, assim como elas conseguiram”, diz o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona. “Esse modelo existe no mundo inteiro e responde por grande parte dos recursos de orçamentos de universidades”.
Para obter mais informações sobre o Fundo Patrimonial da UEM e saber como doar acesse o site oficial da Fadec-UEM (www.fadec.org.br).
Como funciona
Seu principal mecanismo de funcionamento é simples: o capital doado (o principal) é preservado, enquanto os rendimentos gerados pelos investimentos desse capital são utilizados para apoiar atividades estratégicas da universidade, como bolsas de estudo, modernização de laboratórios e fomento à pesquisa científica e tecnológica.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.