O deputado estadual Tiago Amaral (PSD) e a ex-secretária municipal de Educação Professora Maria Tereza (PP) disputarão o segundo turno em Londrina, a segunda maior cidade do Paraná. Apoiado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), Amaral alcançou 42,69% dos votos válidos (113.032 votos), enquanto Maria Tereza, candidata do atual prefeito Marcelo Belinati (PP) recebeu 23,64% dos votos válidos (62.590).
Tiago Amaral ficou a poucos votos de ter a chance de levar a eleição já no primeiro turno, caso o indeferimento da candidatura de Barbosa Neto (PDT) seja confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se os mais de 20 mil votos recebidos por Barbosa Neto forem, de fato, anulados, Tiago Amaral chegaria a 46,2% dos votos válidos.
Amaral disputou as eleições municipais de 2020, pelo PSB, mas ficou apenas na 4ª colocação. A migração para o PSD, a participação do governador na campanha e a atuação na Assembleia Legislativa como presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ajudaram a projetar o deputado, filho do ex-deputado e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Durval Amaral para a campanha deste ano.
Maria Tereza foi secretária de Educação de Marcelo Belinati nos dois mandatos (desde 2017), deixando o cargo somente quando precisou se desincompatibilizar para ficar apta à disputa. Professora e advogada, foi o nome escolhido pelo grupo do prefeito para tentar a sucessão. Disputando a prefeitura pela primeira vez, ela chega ao segundo turno desbancando nomes como o deputado estadual Tercílio Turini (MDB), o deputado federal Diego Garcia (Republicanos) e o ex-prefeito e ex-deputado Barbosa Neto (PDT).
Confira o resultado final do primeiro turno em Londrina
- Tiago Amaral (PSD) – 42,69%
- Professora Maria Tereza (PP) – 23,64%
- Tercilio Turini (MDB) – 9,40%
- Diego Garcia (Republicanos) – 8,59%
- Barbosa Neto (PDT) – 7,79% (anulados sub judice)
- Coronel Villa (PSDB) – 4,49%
- Isabel Diniz (PT) – 3,39%
Do total de votos, 4,39% foram nulos e 3,90 em branco. A abstenção foi de 27,7% do total de eleitores aptos a votar.