A chapa Movimento UFPR, liderada pelos professores Marcos Sunye e Camila Fachin, venceu a eleição para a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Sunye e Fachin contaram 61,98% dos votos válidos contra 38,01% da chapa Avança UFPR, composta pelos professores Fernando Mezzadri e Cristina Rodrigues. O pleito foi ao segundo turno depois de nenhuma das três chapas terem conquistado mais de 50% dos votos.
Com o resultado, o nome de Sunye vai encabeçar a lista tríplice. Como de costume, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve referendar o vencedor das eleições da comunidade acadêmica. Conforme a legislação, a Comissão Eleitoral junto ao Conselho Universitário (Coun) da UFPR deve elaborar e encaminhar a lista tríplice ao Ministério da Educação (MEC). A previsão é que isso aconteça na próxima sexta-feira (27).
Sunye sucede rival histórico
Sunye foi candidato a reitor da UFPR em 2016, mas acabou derrotado por Ricardo Marcelo Fonseca. Agora, mesmo com Fonseca apoiando a chapa rival, o professor do departamento de Informática conseguiu a maioria de votos nas três categorias: discentes, docentes ativos e aposentados e servidores técnico-administrativos em educação e dos servidores do Hospital de Clínicas e Ebserh.
No total foram 14.881 votos, sendo 9.495 discentes, 2.158 servidores e 3.228 servidores técnico-administrativos. Sunye e Fachin tiveram 5.716 da primeira categoria, 1.247 votos na segunda e 2.186 votos da terceira.
Apesar da rivalidade, Sunye tratou de amenizar qualquer disputa eleitoral para o início da administração.
“Vamos chamar toda a equipe da gestão atual para conversar, montar da melhor maneira possível o plano de gestão, usar toda a experiência do pessoal que trabalhou todo esse tempo na universidade. A nossa entrada na universidade é uma mesma entrada de união, a eleição termina aqui. Vamos construir uma gestão coletiva”, disse.
“Foi um processo bastante longo e intenso, mas do qual a gente tem muito orgulho. Andamos por toda a universidade, conversamos com muita gente, construímos um plano de gestão coletiva. Agora é partir para uma equipe de transição, tudo vai ser decidido com os servidores de cada unidade e temos até dezembro para fazer isso”, afirmou Camila Fachin.
Do outro lado, o atual reitor, Marcelo Fonseca, agradeceu à comunidade acadêmica pelo envolvimento. “Parabenizo os professores Marcos Sunye e Camila Fachin pelo resultado da consulta à comunidade, desejando sucesso para ambos, o que deve significar sucesso para a UFPR”, completou.
Quem são Marcus Sunye e Camila Fachin, novos reitores da UFPR
Professor titular de Informática, Sunye é professor da UFPR há 27 anos. Com graduação na própria instituição, além de mestrado e doutorado completados na França, já foi chefe do departamento e diretor do Centro de Computação Eletrônica da Universidade e o Setor de Ciências Exata.
Já Camila Fachin é filha do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela é atual coordenadora de Medicina da UFPR e é cirurgiã pediátrica no Hospital de Clínicas (HC). Com mestrado e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é professora da UFPR desde 2015.