A Justiça Eleitoral confirmou a candidatura de Paulo Mac Donald (PP) à Prefeitura de Foz do Iguaçu, principal cidade da região oeste do Paraná. A decisão é do juiz Rodrigo Luiz Berti, da 46ª Zona Eleitoral, e foi publicada nesta quarta-feira (11).
“(…) julgo improcedentes as impugnações apresentadas (…) e defiro o pedido de registro de candidatura de Paulo Mac Donald Ghisi para concorrer ao cargo de prefeito”, diz o magistrado.
Mac Donald era alvo de dois pedidos de impugnação, feitos pelo Partido Democracia Cristã e das coligações Foz em Primeiro Lugar, que apoiam o candidato general Luna e Silva (PL), e Foz para Todos, que apoia o candidato Samis da Silva (PSDB).
Os pedidos alegavam irregularidade da candidatura devido à reprovação de contas, por parte do Tribunal de Contas (TCE) das gestões anteriores de Mac Donald na prefeitura de Foz, nos mandatos de 2005 e 2012.
No entanto, o entendimento da Justiça é que a competência para reprovar contas das prefeituras cabe à Câmara Municipal, e não ao TCE. A mesma argumentação foi usada na confirmação da candidatura de Marcelo Rangel (PSD), em Ponta Grossa.
Com a nova decisão, Paulo Mac Donald mantém a candidatura apta a concorrer ao cargo de prefeito de Foz.
Eleito em 2004 e reeleito em 2008, ele foi condenado a oito anos de inelegibilidade por improbidade administrativa. Por isso, quando ganhou o pleito de 2016, ele não pôde assumir a prefeitura de Foz do Iguaçu.
Em 2020, Mac Donald voltou a disputar a administração do município mesmo com o risco de ser impedido de chegar ao cargo, mas foi derrotado por Chico Brasileiro (PSD).
Somente em 2023 que o atual candidato teve os direitos políticos devolvidos, em decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).