Começa nesta sexta-feira (30), o horário eleitoral gratuito em rádio e televisão. Os programas dos candidatos e partidos, assim como as inserções ao longo da programação, seguem no ar até 3 de outubro para o primeiro turno, voltando a ser veiculados entre 11 e 25 de outubro nos municípios onde houver segundo turno.
Os programas eleitorais serão apresentados de segunda a sábado em dois blocos de 10 minutos cada. No rádio, eles vão ao ar às 7h e às 12h. Na TV, é possível assisti-los às 13h e às 20h30. O tempo é dividido de acordo com a representação dos partidos na Câmara dos Deputados.
Confira como fica a distribuição do horário eleitoral em seis das dez maiores cidades do estado:
Em Curitiba, Pimentel ocupa quase metade do tempo
Em Curitiba, a divisão favorece Eduardo Pimentel e os candidatos a vereador da coligação Curitiba Amor e Inovação (Avante, MDB, Novo, PL, Podemos, PRTB, PSD e Republicanos), que têm quase cinco minutos para apresentar suas propostas e números à audiência.
Por outro lado, quatro candidatos ficam de fora do horário eleitoral gratuito: Cristina Graeml (PMB), Felipe Bombardelli (PCO), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel de Mattos (PSTU). Isso porque eles integram partidos que não possuem representantes na Câmara.
Confira o tempo dos candidatos:
- Eduardo Pimentel – 4’42”
- Luciano Ducci – 2’12”
- Ney Leprevost – 1’14”
- Maria Victoria – 1’07”
- Andrea Caldas – 0’25”
- Luizão Goulart – 0’20”
Em Londrina, os sete candidatos aparecem no horário eleitoral
Todos os concorrentes desta eleição municipal em Londrina vão aparecer no horário eleitoral a partir desta sexta-feira (30), com tempos que variam entre 27 segundos e 3 minutos e 56 segundos. Tiago Amaral é o que tem mais tempo.
Confira o tempo dos candidatos:
- Tiago Amaral – 3’56”
- Isabel Diniz – 1’35”
- Professora Maria Tereza – 1’18”
- Tercílio Turini – 1’08”
- Diego Garcia – 0’51”
- Barbosa Neto – 0’41”
- Coronel Villa – 0’27”
Em Maringá, Silvio Barros é quem tem o maior tempo na TV e no rádio
Graças ao apoio de Republicanos, PL, Podemos e PRD, além daquele de seu próprio partido, o ex-prefeito Silvio Barros (PP) é quem vai ter programas eleitorais mais longos no rádio e na televisão. O Pastor José (Mobiliza) é o único que não participa da distribuição de tempo, pois seu partido não alcançou a cláusula de barreira em 2022.
Confira o tempo dos candidatos:
- Silvio Barros – 4’42”
- Edson Scabora – 2’42”
- Humberto Henrique – 2’17”
- Evandro Oliveira – 47”
Em Ponta Grossa, Mabel têm o menor tempo entre os mais cotados
Apesar de figurar como a preferida dos eleitores em pesquisa, a candidata do PSDB Mabel Canto é a que tem o menor tempo no horário eleitoral em Ponta Grossa. Marcelo Rangel está na outra ponta. Dr. Magno, do Novo, não aparece.
Confira o tempo dos candidatos:
- Marcelo Rangel – 4’02”
- Aliel Machado – 2’29”
- Elizabeth Schmidt – 2’03”
- Mabel Canto – 1’24”
Em Foz, seis candidatos dividem o tempo de propaganda
Com PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Novo e PRD a seu lado, o General Silva e Luna (PL) tem maior oportunidade de apresentar suas ideias e propostas para Foz do Iguaçu no horário eleitoral gratuito. Entre os candidatos, apenas Sérgio Caimi (PMB) ficou de fora.
Confira o tempo dos candidatos:
- General Silva e Luna – 3’34”
- Airton José – 2’16”
- Paulo Mac Donald – 1’18”
- Samis da Silva – 1’13”
- Zé Elias – 1’12”
- Jurandir de Moura Latinha (Rede) – 0’24”
Em Guarapuava, novato em eleições tem o maior tempo
O novato Denilson Baitala (PL), candidato que tem apoio tanto do ex-presidente Jair Bolsonaro quanto do governador Ratinho Junior, é quem tem o maior tempo. Porém, o atual prefeito, Celso Góes não fica muito atrás. Os outros dois concorrentes, Dr. Antenor (PT) e Samuel Ribas (União) também aparecem.
Confira o tempo dos candidatos:
- Denilson Baitala – 3’11”
- Celso Góes – 3’
- Dr. Antenor – 2’31”
- Samuel Ribas – 1’18”