Com treze dias de campanha, o cenário eleitoral em Curitiba é formado por duas tendências: a de segundo turno e a de uma disputa acirrada entre os candidatos mais bem posicionados em pesquisas para chegar a ele. A pesquisa IRG/Band Paraná, divulgada na manhã desta quarta-feira (28), reforça esse contexto, que também apareceu em outras pesquisas divulgadas nos últimos dias.
Segundo o levantamento, Eduardo Pimentel (PSD) está na frente, com 28% das intenções de voto no cenário estimulado (quando os nomes dos candidatos e partidos são apresentados aos entrevistados). Em seguida, aparecem Luciano Ducci (PSB), Ney Leprevost (União) e Roberto Requião (Mobiliza) empatados tecnicamente dentro da margem de erro – que é de 3,1% – com 16%, 14,6% e 10%, respectivamente.
Confira os números:
- Eduardo Pimentel – 28%
- Luciano Ducci – 16%
- Ney Leprevost – 14,6%
- Roberto Requião – 10%
- Cristina Graeml – 6%
- Luizão Goulart – 3%
- Maria Victoria – 2,7%
- Andrea Caldas – 0,7%
- Samuel de Mattos – 0,2%
- Felipe Bombardelli – 0,1%
- Não sabe/não respondeu – 11,5%
- Nenhum/branco/nulo – 7,2%
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PR-006950/2024. O levantamento entrevistou 1.000 eleitores no período de 22 a 26 de agosto. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,1%.
Pesquisa é barrada
Além da pesquisa Quaest/RPC, um segundo levantamento estava previsto para ser divulgado nesta terça-feira (27), mas foi impugnado pela Justiça Eleitoral a pedido da coligação Curitiba Pode Mais, que tem Ney Leprevost (União) como candidato a prefeito. É o registrado pelo Instituto Veritá.
De acordo com a decisão, assinada pela juíza Giane Maria Moreschi, a impugnação se deve à falta de transparência sobre a coleta de dados das pesquisa. Ela escreveu: “…no registro a promotora da pesquisa apenas indicou uma sequência de fontes sem referenciar o período em que os dados dessas fontes foram coletados, o que inviabiliza o confronto de informações e a fiscalização por quaisquer interessados”.