Se depender do número de eleitores, 2024 pode ser o ano em que as eleições em São José dos Pinhais cheguem ao segundo turno pela primeira vez na história. A marca de 200 mil eleitores necessários para a realização do segundo turno, de acordo com a Constituição e a Lei 9.504/1997, foi atingida em agosto de 2023. Porém, até o momento, o cenário ainda não dá como certa a continuação da disputa até o dia 27 de outubro.
Aliás, a atual prefeita, Nina Singer (PSD), tem, de acordo com a pesquisa IRG/Band Paraná* divulgada no dia 19, 46,2% das intenções de voto e saiu na frente na corrida pela prefeitura.
O bom posicionamento na pesquisa, a única divulgada desde o início da campanha, foi obtido apesar de problemas sérios enfrentados pela administração municipal – como a suspensão das aulas na rede pública por falta de alimentos quando a prefeitura deixou vencer o contrato de fornecimento de merenda escolar – e de uma forte oposição na Câmara.
É que, mesmo diante desse cenário, a rejeição à prefeita não é tão alta: 23,3%. Além disso, Singer conta com apoio de Ratinho Junior – e até trocou de partido em dezembro de 2023 para concorrer como candidata do governador –, que articulou para que o principal opositor da prefeita na Câmara, o vereador Delegado Michel (Podemos), compusesse chapa com ela como vice. Juntos, eles têm o apoio de PSDB, Cidadania, Avante, PRD, Agir, DC e Mobiliza.
Os principais concorrentes da dupla são o deputado federal Geraldo Mendes (União), candidato a prefeito, e GM Jacomel (PL), vice da chapa. Em março, Mendes contou a O Luzeiro que decidiu se colocar como alternativa para os eleitores porque a cidade demandava novos projetos e novas ideias. À época, o deputado acreditava que conseguiria o apoio do governador Ratinho Junior, o que não aconteceu.
Ainda assim, fechou aliança com Republicanos e PRTB, além do PL. Na campanha, tem apostado em se apresentar como o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Os são-joseenses também podem optar por votar no candidato da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PCdoB, o vereador Wilson Cabelo (PT), que está em seu segundo mandato na Câmara Municipal. A corretora de imóveis Jane Ramos (PV) é a candidata a vice da chapa.
* Registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PR 07220/2024, o levantamento ouviu 600 pessoas, em São José dos Pinhais, entre os dias 14 e 17 de agosto – período de pré-campanha. A pesquisa tem grau de confiança de 95% e 4% de margem de erro.