O deputado federal Geraldo Mendes (União Brasil) anunciou, nesta quinta-feira (28), em entrevista a O Luzeiro, que é pré-candidato à Prefeitura de São José dos Pinhais, nas eleições de outubro deste ano. Mendes vinha acompanhando à distância a definição do cenário político da cidade, mas decidiu colocar-se como pré-candidato diante da dificuldade que a prefeita Nina Singer (SD) vem tendo para pavimentar sua candidatura à reeleição.
“Eu vinha exercendo meu papel como deputado federal, sempre ajudando o município, mas nunca lado a lado com a administração municipal, sempre entregando recursos, cumprindo minha obrigação de atender a população de São José dos Pinhais, mas vendo as necessidades da cidade, de novos projetos, novas ideias e de união. E, por isso, agora, estou lançando meu nome como pré-candidato a prefeito de São José dos Pinhais. Para a gente fazer a união entre a pessoas, entre os empresários e o Poder Público por um futuro melhor para o nosso cidadão são joseense”, disse.
Mendes lembrou os atuais gargalos da gestão municipal para justificar a pré-candidatura. “Espero trazer comigo a aquela população que está sofrendo com o problema da merenda escolar, que está sendo diariamente multada pelos radares da cidade, mas que tem que encarar os buracos nas ruas, a falta de pavimentação na área rural, do comércio local, que gera emprego e renda, mas não tem incentive, tem uns dos ISS mais caros, enquanto vê isenção fiscal para a atração de empresas faraônicas”.
Empresário do ramo de motores elétricos com destaque nacional, Geraldo Mendes ingressou na política em 2022, quando candidatou-se a deputado federal e conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados com 71.990 votos. Para o deputado, no entanto, seu perfil empresarial o aproxima mais do Poder Executivo até mesmo que do Legislativo.
“Sigo deputado, trago recursos importantes para o Estado, discuto e aprovo leis. Mas minha especialidade é gestão. E é de gestão que São José dos Pinhais precisa. Precisamos de uma gestão pautada em organização prosperidade, projetos de desenvolvimento. E precisamos de um gestor competente para administrar uma cidade que arrecada R$ 1,8 bilhão anualmente e, só tem, hoje, obras do Governo do Estado e do Governo Federal para mostrar aos cidadãos”, afirmou.
Geraldo Mendes disse, ainda, acreditar que poderá conquistar o apoio do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) a sua candidatura. “Ainda não sabemos como ele vai se posicionar. Espero que ele compreenda a minha pré-candidatura e que vá entendendo, na medida em que as pesquisas forem avançando, que nosso nome é o melhor para São José dos Pinhais”, disse.
O pré-candidato ainda comentou que o fato de, pela primeira vez, a eleição em São José dos Pinhais ter possibilidade de segundo turno fortalece seu projeto. “Numa eleição com dois turnos, candidatos com alta rejeição têm ainda mais dificuldade. Além disso, no segundo turno dois projetos são apresentados à população, em igualdade de condições, com tempo para o debate, para que o eleitor decida pela melhor opção”, concluiu.