De acordo com alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Paraná deve receber uma tempestade de chuva com ventos intensos e possibilidade de granizo. Por outro lado, a onda de calor está prevista para acabar junto com a chegada da tempestade, que vai ser seguida por baixas temperaturas, próximas de 0ºC.
Com a massa de ar seco, o Inmet havia publicado um alerta para a baixa umidade do ar no Paraná no dia 16 de agosto. Nesse período, foi recomendado que as pessoas diminuíssem o tempo expostas ao Sol, reduzissem atividades físicas e se hidratassem com mais frequência.
Ao mesmo tempo, o Instituto Água e Terra (IAT) havia feito seu próprio alerta em relação à possibilidade de incêndios florestais nas áreas de conservação do Estado. Menos de uma semana depois, o IAT combateu vários incêndios florestais.
De acordo com o mais recente alerta climático do Inmet, a tempestade pode trazer chuva com precipitação entre 30 e 60 mm em algumas regiões do Paraná, especialmente no Sudoeste, Oeste e Centro-Sul Paranaense. A mesma tempestade pode também trazer ventos de até 100 km/h e a possibilidade de granizo.
Ao mesmo tempo em que a tempestade vai melhorar a qualidade do ar, diminuir o risco de incêndios florestais e abaixar a temperatura em meio à onda de calor, o Inmet alerta para a possibilidade de estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.
Frio
Logo na sequência da chuva, chega o frio. A previsão aponta -3,5ºC em General Carneiro, -1ºC em Palmas e 1ºC em Curitiba na segunda-feira (26). Cascavel bate nos 2ºC, Londrina nos 6ºC e Paranavaí nos 8ºC.