A candidata à reeleição Nina Singer (PSD) entrou no período de campanha liderando a corrida pela prefeitura de São José dos Pinhais, de acordo com pesquisa feita pelo IRG Pesquisa sob encomenda da Band Paraná. Os dados foram publicados na segunda-feira (19).
O levantamento mostra a candidata, que tem o apoio do governador Ratinho Jr., com 46,2% das intenções de votos na pesquisa estimulada, ou seja, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.
O deputado federal Geraldo Mendes (União Brasil) aparece em segundo lugar, com 32%, e Wilson Cabelo (PT) está em último, com 5%, atrás de alternativas como “nenhum dos candidatos” (9%) e “não sabe/não respondeu” (7,8%).
Com a margem de erro de 4%, a pesquisa indica que há chance de o pleito de São José dos Pinhais, um dos sete municípios do estado com mais de 200 mil eleitores, ser decidido no primeiro turno.
Singer também é o nome mais citado quando as respostas são espontâneas, com 27% das intenções de votos – porém, 49,3% dos entrevistados disse não saber ou optou por não responder a pergunta e 10,8% deles afirmou que não votaria em nenhum candidato.
Geraldo Mendes aparece com 9,2% das intenções de voto e Wilson Cabelo com 1,2%. Nomes que estão fora da disputa, como Delegado Michel, que forma chapa com Singer, Toninho da Farmácia e Ronaldo Vaccari, também foram mencionados e totalizaram 2,5% das intenções de voto.
Rejeição
Quando perguntados em qual candidato não votariam de jeito nenhum, 35% dos entrevistados não souberam ou escolheram não responder. O nome com maior rejeição é o da atual prefeita (23,3%), com Cabelo logo atrás (19,2%) e Mendes em seguida (14,8%). 7,8% dos participantes disseram não rejeitar nenhum candidato.
Registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PR 07220/2024, o levantamento ouviu 600 pessoas, em São José dos Pinhais, entre os dias 14 e 17 de agosto – período de pré-campanha. A pesquisa tem grau de confiança de 95% e 4% de margem de erro.