O deputado estadual Alexandre Curi (PSD), de 45 anos, foi eleito nesta segunda-feira (12) o novo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. Ele assume o cargo a partir de janeiro do ano que vem, para um mandato de dois anos (2025-2026). Curi, que foi o deputado mais votado na eleição de 2022, com mais de 237 mil votos, recebeu o apoio de 53 dos 54 deputados (Renato Freitas, do PT, estava ausente) para chegar ao comando da Casa. Com ele, foi eleita uma nova mesa diretora (confira os membros ao final do texto).
A eleição da Mesa da Assembleia Legislativa foi antecipada em acordo de líderes, para evitar influência das eleições municipais nas discussões para a composição da Mesa.
Com a eleição desta segunda, a Assembleia Legislativa vai trocar de comando após 10 anos sob direção do deputado Ademar Traiano (PSD). A mudança vem após o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar, em julgamento em 2022, inconstitucional que presidentes da Casa fossem reeleitos ou reconduzidos por mais de uma vez para o cargo.
Após ser eleito, Alexandre Curi fez uma fala rápida, afirmando que os pronunciamentos serão feitos em sua posse, em janeiro do ano que vem.
“Gostaria de agradecer a presença de todos. Dizer que, ao final desse ano, eu completo 24 anos de vida pública. Já disputei diversas eleições, mas confesso que hoje é um dia de grande emoção. Gostaria aqui de externar a minha gratidão aos deputados e deputadas dessa Casa pelo privilégio de ocupar o cargo mais importante desse Poder. Pela satisfação que me dão de pela primeira vez de ocupar o cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Paraná”, afirmou.
Quem é Alexandre Curi?
Alexandre Curi é dono de seis mandados consecutivos na Assembleia Legislativa, sendo por três vezes o deputado estadual mais votado do Paraná. É neto da lenda política do Paraná, Aníbal Khury, nome difícil de ser não ser lembrado em qualquer lugar do Estado. Ocupa atualmente o cargo de primeiro-secretário da Casa, um dos mais importantes do Legislativo paranaense.
Na Assembleia, além da imagem de grande articulador político, Curi é conhecido por sua atuação em favor dos municípios, tanto que é indicado como representante parlamentar junto à Assembleia e à Casa Civil do Governo do Estado por mais de 150 das 399 prefeituras do Paraná.
A mesa diretora da Assembleia (2025-2026)
O deputado Alexandre Curi encabeçava uma chapa única, chamada “Fortalecimento e União do Poder Legislativo”. Para a gestão que inicia em fevereiro, o futuro presidente da Assembleia promete se pautar em quatro pilares: transparência, inovação, economia e sustentabilidade. Confira os demais nomes que ocuparão a mesa diretora da Assembleia para o biênio 2025-2026.
Primeira vice-presidente: Flavia Francischini (União)
Segundo vice-presidente: Delegado Jacovós (PL)
Terceiro vice-presidente: Moacyr Fadel (PSD)
Primeiro-secretário: Gugu Bueno (PSD)
Segunda-secretária: Maria Victoria (PP) – reeleita
Terceiro-secretário: Requião Filho (PT)
Quarto-secretário: Alexandre Amaro (Republicanos)
Quinto-secretário: Goura (PDT)