O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional confirmou nesta quarta-feira (7) que o teste nacional de alerta para eventos climáticos vai acontecer no próximo sábado (10). Várias cidades do País todo foram escolhidas para participar do teste, no Paraná os municípios de Morretes e União da Vitória foram escolhidos para o teste. Veja o formato da demonstração ao fim do texto.
Os alertas serão emitidos separadamente em cada uma das cidades a partir das 15h, na seguinte ordem: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).
Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esta etapa inicial de teste vai durar um total de 30 dias para eventuais ajustes. “Esse prazo servirá para a Anatel, Defesa Civil Nacional e as defesas civis locais realizarem o acompanhamento do sistema”, disse o ministro.
Era para o teste ter acontecido mês passado, mas foi adiado por falta de disponibilidade de profissionais para coordenar o teste em algumas cidades escolhidas. Para evitar pânico por falta de aviso/preparo, o teste foi adiado.
Tecnologia
O alerta consiste em um sistema de alerta por mensagem de texto, com som e vibrações. A tecnologia foi criada através de vários órgãos governamentais e empresas de telefonia móvel. Desde os ministérios da Integração & Desenvolvimento Regional e Ministério das Comunicações, até a Agência Nacional de Telecomunicações e o Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres, todos trabalharam juntos nessa tecnologia nacional.
O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, explica que a agilidade em emitir esses alertas é essencial “Em eventos com deslizamentos de terra, a rapidez nos comunicados para pessoas que vivem em áreas de risco pode significar a diferença entre a vida e a morte.”
Paraná
O Paraná foi um dos escolhidos para participar por seu protagonismo na organização dos atendimentos e apoio aos municípios. O trabalho vai desde os alertas à população, trabalhos de preparação das equipes locais, apoio técnico e integração com outras secretarias para os desenvolvimento de ações futuras
Para auxiliar e orientar os municípios que vão participar do teste, a Coordenadoria da Defesa Civil do Paraná recebeu treinamento no sistema e estará a disposição para auxiliar a população.
Demonstração
Com informações da Agência Estadual de Notícias.