A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) anunciou o nome do profissional escolhido para a vaga de Diretor de Transformação Digital com foco em Inteligência Artificial (IA). A pasta abriu um processo seletivo nacional para atrair especialistas na área de inovação e tecnologia.
O administrador Rafael Sanchez Loureiro, 43 anos, foi escolhido para assumir a vaga de diretor. O paranaense, natural de Curitiba, irá coordenar a agenda de inovação tecnológica no Paraná, utilizando tecnologias emergentes para desenvolver a administração pública. A atuação seguirá as Diretrizes para Adoção da Inteligência Artificial na Administração Pública Estadual, que estão sendo implementadas pelo Governo do Paraná.
O processo seletivo contou com quatro etapas, incluindo fase de inscrições e cadastro, seguido pelo mapeamento comportamental que avaliou a competência e habilidade de 70 candidatos. Desses, 12 candidatos foram escolhidos para a etapa final, na qual foram realizadas entrevistas com uma banca composta por membros do governo estadual, representantes do setor privado e especialistas em recursos humanos. A escolha do candidato foi feita através de uma votação entre os participantes da bancada.
A banca foi formada por sete membros: Alex Canziani, secretário estadual da Inovação; Fabricio Bianchi, diretor de Inovação da SEI; Fernanda Luiza Oliveira da Silva, coordenadora do RH da SEI; Zaki Akel, ex-reitor da Universidade Federal do Paraná; Marco Antonio Casagrande, especialista em RH e CEO da Mira no Negócio; Itamir Viola, presidente do Grupo Viasoft; e Henry Cabral, gerente de negócio, tecnologia e inovação do Senai-PR.
A posse do novo diretor está marcada para acontecer na próxima terça-feira (13), na abertura do 2º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público. Ele será contratado como cargo comissionado, com salário de R$ 18.292,04. Entre as atribuições do cargo estão a gestão de projetos de digitalização e modernização dos serviços públicos, a implementação de IA para otimização de processos e a análise de grandes volumes de dados, bem como do gerenciamento de equipes multidisciplinares e a promoção de uma cultura de inovação.
“A meta é atuar como facilitador da inovação no Estado para transformar os serviços públicos por meio de uma gestão mais eficiente e participativa, sempre colocando o cidadão no centro das decisões, fazendo do Paraná uma referência em inteligência artificial aplicada à administração pública”, afirmou Loureiro.
Currículo
Rafael Sanchez Loureiro é graduado em administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado em Finanças, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem especialização em Inovação com Realidade Aumentada e Inteligência Artificial pela Universidade de Stanford na Califórnia. Atualmente é candidato a um doutorado em Administração Pública com ênfase em Tecnologia aplicada a Políticas Públicas, também pela FGV.
No âmbito profissional, Loureiro tem mais de 20 anos de experiência no setor de tecnologia, com passagens na Renault e Banco do Brasil entre 2000 e 2004. Foi gerente responsável pelo recrutamento, seleção e treinamento entre 2004 e 2007 na Cruz Vermelha Americana.
De 2008 a 2018 atuou na multinacional de tecnologia IBM como gerente sênior dos parceiros de negócios nos Estados Unidos, sendo responsável pelo treinamento, seleção e operação, além da preparação e apresentação executiva de resultados financeiros. Também foi Embaixador Nacional da IBM, executando o trabalho de implementação de tecnologias com IA junto a universidades e prefeituras. Sua última passagem foi pela empresa i9 Tech como diretor financeiro e de tecnologia, atuando com consultoria especializada em inovação para indústria 4.0.
Com informações da Agência Estadual de Notícias