A Defesa Civil do Paraná começou a testar nessa semana o novo modelo de alerta de mensagens por celular em caso de eventos climáticos extremos. A tecnologia, conhecida como Cell Broadcast, permite que celulares de uma determinada área recebam as mensagens de alerta independentemente da operadora. Os testes com a população vão acontecer no dia 20 de julho em Morretes e União da Vitória.
Para evitar pânico, esse primeiro teste com as populações das duas cidades vai simplesmente informar o início do serviço. Todos os celulares das duas cidades receberão um aviso do tipo “pop up” (que sobressai qualquer coisa que estiver na tela). Um aviso sonoro também vai acompanhar a mensagem, o som do aviso vai acontecer independente do celular estar no “modo silencioso”.
Essa tecnologia de alerta climático não necessita inscrição prévia e funciona em todos os celulares independente de operadora e configuração. O objetivo do projeto é alertar moradores de áreas que estejam na iminência de serem atingidas por grandes eventos climáticos, como chuvas, vendavais e deslizamentos, e ajudar a população dos municípios a se preparar adequadamente.
Devido às suas características, o Cell Broadcast será utilizado apenas para alertas com o maior nível de severidade, orientadas pelo Governo Federal. Elas serão enviadas com antecedência e permitirão que os municípios coloquem em prática seus planos de contingência, com apoio e orientação da Defesa Civil Estadual e das forças de segurança e salvamento que atuam nos municípios que serão impactados.
A especificação da área a ser alertada se baseia em um sistema de georreferenciamento em formato de polígonos a partir de antenas existentes na região que será impactada. Por isso, algumas pessoas que estejam nas adjacências dos locais afetados também poderão receber o alerta.
Veja uma demonstração do teste
Com informações da Agência Estadual de Notícias.