Vindas da mesma cidade na Venezuela, as empreendedoras Luisanyelis Muscarneri, 40 anos, e Yedimar Castellanos, 34, se conheceram no Brasil e logo se tornaram amigas e parceiras de negócios. Ambas têm experiência como donas de empresas e, juntas, firmaram uma parceria para um negócio de impacto social para auxiliar outras mulheres imigrantes a desenvolverem potencial empreendedor.
Elas estão trabalhando na Autênticas Brasil, empresa de gestão de talentos para mulheres imigrantes, que será lançada oficialmente no início de julho.
“Entendemos as demandas das mulheres imigrantes, tivemos as mesmas vivências e dificuldades. Queremos transmitir essas informações tanto para as mulheres quanto para as empresas que entendem a importância da diversidade”, explica Yedimar.
A empresa vai prestar orientações para aquelas que como Luisanyelis e Yedimar querem ter seu próprio negócio ou precisam de suporte para ingressar no mercado de trabalho brasileiro, facilitando o relacionamento entre empresas e pessoas vindas de outros países.
Vale do Pinhão
Foi através do ecossistema de inovação de Curitiba, Vale do Pinhão, que as duas empreendedoras entraram em contato com a Escola de Inovação, que é gerenciada pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
“Em Curitiba há muita capacitação de alta qualidade gratuita. Fomos muito bem recebidas pelo Vale do Pinhão, que alinha Educação e inovação, como fazemos, aceitando e valorizando as diferenças”, disse Yedimar.
As inscrições para o segundo ciclo – que inclui uma aula inspiracional, mentorias coletivas por tema e mentorias individuais – estão abertas até esta sexta-feira (21/6) e são gratuitas. Podem ser feitas pelo site da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
Com informações da Prefeitura de Curitiba.