A sexta edição da Smart City Expo de Curitiba será realizada entre 25 e 27 de março de 2025 e vai ter uma casa nova. Tradicionalmente realizada no Parque Barigui, o evento das cidades inteligentes será na Ligga Arena, estádio do Clube Athletico Paranaense.
Além da mudança de local, a promessa é que sejam introduzidas novidades, com ações de entretenimento e esporte. As informações foram anunciadas nesta terça-feira (4) durante uma visita do sócio-fundador do iCities, Beto Marcelino, ao prefeito interino de Curitiba, vereador Herivelto Oliveira (Cidadania). O hub de inovação é responsável pela organização do evento desde sua primeira edição, em 2018. Também acompanhou a visita o secretário municipal da Inteligência Artificial e presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.
A edição curitibana do maior evento internacional de Smart City com chancela da Fira Barcelona será a primeira a ser realizada em um estádio de futebol. Por três dias, o local deixa de ter o Athletico Paranaense como protagonista para ceder espaço para discussões sobre tecnologias, inovação, conectividade e sustentabilidade. Mas esporte e entretenimento passam a integrar a programação, diz Marcelino. Ele informa que o iCities estuda com parceiros a viabilidade da realização de uma partida de futebol como parte da programação, além de shows musicais.
O evento vai para a Ligga Arena para crescer e tentar superar as marcas já conquistadas: o Smart City Expo Curitiba 2024 recebeu 16,8 mil pessoas, participantes vieram de 580 cidades, de 50 países do mundo, dos cinco continentes do planeta, 90 empresas e 180 palestrantes e moderadores na área de Congresso, ocupando toda a área interna e externa do Centro de Eventos Positivo no Parque Barigui.
Entre os desafios, está a ocupação do espaço da área de expositores, que será no campo: deste a proteção do gramado com cobertura do piso (“soft floor”) resistente à estrutura dos estandes e que garanta a acessibilidade, passando por detalhes de cabeamento elétrico compatível, até as atrações na agenda de três dias de evento.
O Smart City Expo também vai congregar outros eventos, complementares: mais uma edição do Tomorrow Mobility, com veículos e soluções de mobilidade que vão fazer o futuro, além do inédito Tomorrow Building, com inovações na área da construção civil e planejamento urbano para ocupar melhor os espaços, assegurando a sustentabilidade ambiental.
Em estudos estão a inclusão do Tomorrow Food, para discutir a alimentação do futuro: saudável, sustentável e de menor custo, como a Agricultura Urbana, e as tecnologias para a produção alimentícia em toda sua cadeia.
A conectividade da tecnologia 5G, inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT) também estão na previsão de temas do evento em março de 2025.