No dia 22 de maio é comemorado o Dia do Apicultor, que homenageia os produtores de mel. O Estado do Paraná é o segundo maior produtor de mel do País, atrás apenas do Rio Grande do Sul. Em 2022, o Paraná foi responsável por produzir 8,6 toneladas de mel, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Das 28.555 toneladas exportadas pelas indústrias brasileiras, 2.626 eram do Estado. Entre os principais compradores do mel brasileiro estão os EUA, a Alemanha, o Canadá, a Bélgica e o Reino Unido.
No ranking paranaense, destacam-se o Norte Pioneiro e os Campos Gerais. Os maiores produtores nacionais são os municípios de Arapoti (991,7 toneladas) e Ortigueira (825 toneladas).
Qualidade
Os apicultores do Oeste do Paraná produzem um mel diferenciado, o Mel do Oeste do Paraná possui desde 2017 Indicação Geográfica (IG) concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
Ao todo, 48 municípios estão dentro da delimitação geográfica da indicação, produzindo mel da Apis Mellifera e da Jataí, que é uma abelha nativa sem ferrão. Mas o que todas estas cidades têm em comum é que estão inseridas num bioma muito específico, formado pela área de reflorestamento que se estabeleceu ao redor do Lago de Itaipu. A riqueza e a diversidade das árvores e floradas melhoram a qualidade e produtividade do mel.
Com informações da Agência Estadual de Notícias