As autoridades de saúde do Paraná realizaram nesta segunda-feira (13), em Curitiba, um processo de acolhimento e treinamento de 163 novos profissionais do programa Mais Médicos. Eles atuam em 63 municípios de duas macrorregiões do Estado – Leste e Oeste. O evento teve como objetivo orientar os novos contratados sobre as diretrizes e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), além de informar gestores e coordenadores municipais sobre seus deveres na implementação do Mais Médicos.
Parte da recepção inclui um módulo de 6 aulas virtuais atualizando os médicos de assuntos sobre as temáticas mais relevantes nos municípios paranaenses, como atendimento de condições crônicas, gestantes, crianças, idosos, diabetes e hipertensão.
O Ministério da Saúde disponibilizou 1.685 vagas para o programa Mais Médicos no Paraná, no entanto ainda restam 329 vagas a serem preenchidas.
O programa
O Mais Médicos tem como propósito diminuir a carência de profissionais na Atenção Primária à Saúde (APS) de regiões prioritárias e fortalecer a prestação de serviços desta área à população. Também busca aperfeiçoar os médicos para atuar de acordo com as políticas públicas do setor e com o sistema de funcionamento do SUS, além de ampliar a oferta de especialização profissional nas áreas estratégicas para a saúde.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.