A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que a partir desta quinta-feira (2) a vacina contra a gripe estará disponível para todos os públicos no Paraná, ou seja, todas as pessoas com mais de seis meses de idade. A medida segue as diretrizes do Ministério da Saúde.
A Sesa destaca a importância da vacinação como principal estratégia de proteção contra o vírus e enfatiza a necessidade da vacinação, sobretudo com a aproximação dos períodos mais frios. O Paraná chegou a 1 milhão de doses aplicadas dentro dos públicos considerados prioritários, mas a cobertura ainda é baixa.
Agora, as secretarias municipais de Saúde vão traçar as principais estratégias para alcançar o maior público possível. O Paraná recebeu até o momento 3,172 milhões de doses do imunizante.
Pelo último balanço, o Estado vacinou 1.047.701 pessoas, o que representa pouco mais de 26% da população-alvo da campanha inicial, de 4.387.469 habitantes. Com isso, o Paraná ocupa agora a quinta posição nacional de aplicações em números absolutos, atrás de São Paulo (4.327.099), Minas Gerais (2.172.652), Rio Grande do Sul (1.580.700) e Rio de Janeiro (1.531.083). Com a nova ampliação, a expectativa é aumentar a proteção da população que não tinha direito à imunização anteriormente.
As vacinas contra a Influenza são trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan e distribuídas para toda a rede pública de saúde. A composição varia anualmente de acordo com as cepas do vírus predominantes.
Neste ano, as vacinas possuem três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O imunizante está disponível em todos os 399 municípios do Paraná e pode ser aplicado nas unidades de saúde ou outros locais de vacinação.
Com informações da Agência Estadual de Notícias