A pesquisa do Instituto Opinião, divulgada nesta segunda-feira (22), mantém o empate quíntuplo verificado nos levantamentos mais recentes na disputa eleitoral pela Prefeitura de Curitiba. No resultado numérico, o cenário estimulado principal – onde uma lista com os candidatos é apresentada ao eleitor – é liderado pelo ex-prefeito Luciano Ducci (PSB), com 14,1% das intenções de voto. Ele é seguido pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel, PSD (13,1%); o deputado estadual Ney Leprevost, União Brasil (12,5%); o deputado federal e ex-prefeito Beto Richa, PSDB (11,7%) e o ex-chefe da Lava Jato Deltan Dallagnol, Novo (10,8%).
Todos os cinco são considerados em empate técnico por causa da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos. Completam a lista do Instituto Opinião os pré-candidatos Goura, PDT (4,6%); Maria Victoria, PP (4,1%); Paulo Martins, PL (3,7%); Carol Dartora, PT (3,1%); Luizão Goulart, Solidariedade (2%); Cristina Graeml, PMB (1,8%) e Andrea Caldas, PSol (0,5%).
Para finalizar o levantamento estimulado, os indecisos ou que ainda não sabem em quem vão votar somaram 6,1% dos entrevistados. Os que dizem que vão votar em nulo ou em branco são 4,7%. E os que não opinaram, 6,6%.
Rejeição tem cenário equilibrado, exceto por Beto Richa
Com a exceção de Beto Richa (PSDB), ex-prefeito, ex-governador e atual deputado federal, o cenário de rejeição medido pelo Instituto Opinião mostra um quadro bem equilibrado. Vale lembrar que o quesito é medido com a pergunta “em quem você jamais votaria?”. O tucano, que sofreu desgaste de imagem por inúmeros escândalos de corrupção em seu segundo mandato no Governo do Paraná, tem 51% de rejeição, disparado na liderança.
Os outros candidatos variam dentro de porcentuais bem mais modestos, de 4,8 a 13%. Veja a tabela completa abaixo:
- Beto Richa (PSDB) – 51%
- Goura (PDT) – 13%
- Maria Victoria (PP) – 11%
- Deltan Dallagnol (Novo) – 10,9%
- Luciano Ducci (PSB) – 10,7%
- Eduardo Pimentel (PSD) – 8,7%
- Paulo Martins (PL) – 8,5%
- Ney Leprevost (União Brasil) – 7,8%
- Carol Dartora (PT) – 7,8%
- Fernanda Dallagnol (Novo) – 6,6%
- Andrea Caldas (PSol) – 6%
- Cristina Graeml (PMB) – 5,8%
- Luizão Goulart (Solidariedade) – 4,8%
Os eleitores entrevistados que disseram não rejeitar nenhum dos candidatos somaram 3,4%. Os que não sabe ou não opinaram foram 9,3%.
O potencial dos cabos eleitorais
O levantamento também mediu como os eleitores curitibanos recebem os apoios do prefeito Rafael Greca (PSD), do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Questionados sobre o apoio de Greca a um candidato, 43,6% dos entrevistados disseram que a chance de votar no apoiado pelo prefeito aumenta, enquanto 35,3% disseram que não muda, 17,8% que a chance diminui e 3,3% não souberam ou não quiseram opinar.
Considerando o apoio de Ratinho Jr., a um candidato, 44,6% dos entrevistados disseram que a chance de votar no apoiado pelo governador aumenta, enquanto 33,3% disseram que não muda, 19% que a chance diminui e 3,1% não souberam ou não quiseram opinar.
Como Ratinho, Greca, Lula e Bolsonaro podem afetar o voto dos curitibanos para prefeito
Já em relação ao apoio de Lula a um candidato, 22,3% dos entrevistados disseram que a chance de votar no apoiado pelo presidente aumenta, enquanto 22,1% disseram que não muda, 53% que a chance diminui e 2,2% não souberam ou não quiseram opinar.
O resultado escancara a boa avaliação dos mandatos de Greca e Ratinho Jr. em Curitiba, em contraponto com a alta insatisfação com o governo do presidente Lula.
Dados obrigatórios da pesquisa
A partir do começo deste ano, qualquer levantamento com objetivo de medir intenções de voto tem que ser registrado na Justiça Eleitoral, com os dados obrigatórios a seguir. A pesquisa do Instituto Opinião foi feita entre os dias 17 a 19 de abril com 1.200 eleitores e contratada pela próprio empresa. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95% e o número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o 01622/2024.