A disputa pela Prefeitura de Curitiba teve mais uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (21), a segunda em menos de uma semana. Os números, dessa vez do Paraná Pesquisas, confirmam o quadro apontado pelo Radar Inteligência – há um empate técnico entre cinco nomes no cenário estimulado (quando os nomes são apresentados ao eleitor): Eduardo Pimentel, PSD (17,4%), Luciano Ducci, PSB (15,9%), Beto Richa, PSDB (14,5%), Ney Leprevost, União Brasil (13,1%) e Deltan Dallagnol, Novo (11%).
Vale aqui explicar que um empate técnico é considerado quando os percentuais de cada pré-candidato podem variar dentro da margem de erro da pesquisa que, neste caso, é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Como Ratinho, Greca, Lula e Bolsonaro podem afetar o voto dos curitibanos para prefeito
No cenário estimulado citado acima, também foram escolhidos pelos entrevistados Goura, PDT (5,6%), Paulo Martins, PL (4,9%), Cristina Graeml, PMB (2,8%) e Luizão Goulart, Solidariedade (1,9%). Os outros nomes mencionados somaram apenas 1,1%. Os indecisos ou que não quiseram responder somaram 5,6% dos entrevistados. E os que não votariam em nenhum dos nomes, vão anular ou votar em branco, são 7,4%.
Quem comemora e quem se preocupa com os dados da pesquisa Radar em Curitiba
O Paraná Pesquisas também apurou o quadro de rejeição dos pré-candidatos na capital. Ou seja, o eleitor recebe uma lista de nomes e diz em quem não votaria de jeito nenhum.
- Beto Richa, PSDB (47,4%)
- Luciano Ducci, PSB (15,9%)
- Rosângela Moro, União Brasil (13,3%)
- Deltan Dallagnol, Novo (12,5%)
- Goura, PDT (12%)
- Ney Leprevost, União Brasil (11,5%)
- Paulo Martins, PL (8,9%)
- Eduardo Pimentel, PSD (8,1%)
- Cristina Graeml, PMB (7%)
- Luizão Goulart, Solidariedade (6,9%)
- Valdemar Jorge, Novo (6,6%)
Deltan Dallagnol pode ou não ser candidato a prefeito de Curitiba?
Na pesquisa de rejeição, os eleitores que não sabem ou não responderam somaram 13,3%. Quem disse que poderia votar em todos somou 5,3% dos entrevistados.
Pesquisa espontânea
O Paraná Pesquisas também fez uma pesquisa espontânea com os entrevistados. Nesta modalidade, a pergunta “em quem você votaria para prefeito de Curitiba” é feita de forma aberta, sem a apresentação de uma lista de candidatos. O cenário mostrou que 72,3% não sabem ou não quiseram responder. Os que não votariam em ninguém, em branco ou anulariam o voto somam 5,6%. O prefeito Rafael Greca (PSD), que não pode concorrer pois já foi reeleito em 2020, aparece com 9,8% das menções de voto. Entre os candidatos na teoria aptos a concorrer, as menções foram:
- Eduardo Pimentel, PSD (5,3%)
- Luciano Ducci, PSB (1,6%)
- Ney Leprevost, União (1,3%)
- Deltan Dallagnol, Novo (1,1%)
- Paulo Martins, PL (0,8%)
- Beto Richa, PSDB (0,4%)
- Goura, PDT (0,4%)
- Carol Dartora, PT (0,3%)
- Cristina Graeml, PMB (0,1%)
- Luizão Goulart, Solidariedade (0,1%)
Os outros nomes citados na pesquisa espontânea não foram detalhados e somaram 1,1% do total de entrevistados.
Dados obrigatórios das pesquisas
A partir do começo deste ano, qualquer levantamento com objetivo de medir intenções de voto tem que ser registrado na Justiça Eleitoral, com os dados obrigatórios a seguir. O levantamento da Paraná Pesquisas foi feito entre os dias 15 e 20 de março, com 800 entrevistados, e foi contratado pela TV Bandeirantes do Paraná Ltda. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O grau de confiança é de 95% e o número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o PR-01504/2024.
Eduardo Pimentel contra quem? Como está a disputa nas eleições de 2024 em Curitiba
Os dados da pesquisa do instituto Radar Inteligência, mencionados neste texto, são: levantamento feito entre os dias 11, 12 e 13 de março, com 816 eleitores, e contratado pelo próprio instituto. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95% e o número de registro no TSE é o PR-07339/2024.