Uma deliberação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Governo Federal, autorizou a cobrança de pedágio no Lote 2 das estradas do antigo Anel de Integração a partir do dia 23 de março. Os trechos são administrados pela concessionária EPR Litoral Pioneiro e as tarifas serão aplicadas, inicialmente, em seis praças ao longo de 605 quilômetros das BRs 153, 277 e 369 e as PRs 092, 151, 239, 407, 408, 411, 508, 804 e 855 que passam por Norte Pioneiro, Campos Gerais, Litoral e Curitiba.
Confira os preços anunciados para o Lote 1 do pedágio
As tarifas que a concessionária ofereceu para vencer o leilão foram reajustadas em 15,75%, que é a inflação oficial (IPCA) de outubro de 2021, data do edital, para cá.. Vale lembrar que motocicletas são isentas da cobrança em todas as praças do lote.
Em comparação com o Lote 1, a redução da tarifa do pedágio, em relação à antiga concessão, é bem mais modesta no Lote 2. Quando o contrato anterior foi encerrado, em novembro de 2021, o motorista de veículo de passeio pagava R$ 23,30 na praça de pedágio de São José dos Pinhais, na BR-277, apenas R$ 0,70 a menos que a nova tarifa.
Somos O Luzeiro, o site de notícias que o Paraná merece!
A praça de São José dos Pinhais é considerada uma das principais praças de pedágio de todo Anel de Integração das rodovias paranaenses, por ser o principal acesso ao Litoral do Estado e passagem obrigatória dos caminhões que levam a produção agropecuária para exportação pelo Porto de Paranaguá.
Com duas novas praças auxiliares (nos primeiros 4 anos de contrato) e três novas praças de pedágio na sequência do contrato, percorrer todo o trecho concedido no Lote 2 ficará mais caro que em 2021. Para passar pelas seis praças previstas para entrarem em operação neste ano, o automóvel simples pagará R$ 77,60, enquanto para percorrer o mesmo trecho (passando por quatro praças de pedágio), pagava-se R$ 67,90 em 2021 – uma alta de 14%. Aplicando o mesmo índice de correção de 15,75% sobre as tarifas praticadas no final da concessão anterior, o custo para percorrer o trecho sob o antigo contrato chegaria, hoje, a R$ 78,60, apenas R$ 1,00 acima da soma das novas tarifas.
As praças de pedágio administradas pela EPR Litoral Pioneiro são em São José dos Pinhais (BR-277, km 60+250), Jacarezinho (BR-369, km 1+400), Carambeí (PR-151, km 304+250), Jaguariaíva (PR-151, km 223+100), Praça Auxiliar Jacarezinho 1 (BR-153, km 1+653) e Praça Auxiliar Jacarezinho 2 (BR-153, km 1+698).
Este lote terá mudanças nas praças de pedágio ao longo do contrato de concessão. As duas auxiliares de Jacarezinho estão previstas para desativação no quarto ano de operação, sendo substituídas pela Jacarezinho 2 (BR-153, km 5+750). Outras duas serão implantadas, uma em Senges (PR-151, km 187+700) e outra em Quatiguá (PR-092, km 291+100). Confira os valores que serão pagos pelos motoristas em cada praça de pedágio ativa no início da concessão:
Tipo de veículo | São José dos Pinhais | Jacarezinho | Carambeí | Jaguariaíva | Praça Auxiliar Jacarezinho 1 | Praça Auxiliar Jacarezinho 2 |
Automóvel, caminhonete e furgão (2 eixos) | R$ 22,60 | R$ 12,00 | R$ 11,40 | R$ 7,60 | R$ 12,00 | R$ 12,00 |
Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão (2 eixos) | R$ 45,20 | R$ 24,00 | R$ 22,80 | R$ 15,20 | R$ 24,00 | R$ 24,00 |
Automóvel e caminhonete com semi-reboque (3 eixos) | R$ 33,90 | R$ 18,00 | R$ 17,10 | R$ 11,40 | R$ 18,00 | R$ 18,00 |
Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semi-reboque e ônibus (3 eixos) | R$ 67,80 | R$ 36,00 | R$ 34,20 | R$ 22,80 | R$ 36,00 | R$ 36,00 |
Automóvel e caminhonete com reboque (4 eixos) | R$ 45,20 | R$ 24,00 | R$ 22,80 | R$ 15,20 | R$ 24,00 | R$ 24,00 |
Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque (4 eixos) | R$ 90,40 | R$ 48,00 | R$ 45,60 | R$ 30,40 | R$ 48,00 | R$ 48,00 |
Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque (5 eixos) | R$ 113,00 | R$ 60,00 | R$ 57,00 | R$ 38,00 | R$ 60,00 | R$ 60,00 |
Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque (6 eixos) | R$ 135,60 | R$ 72,00 | R$ 68,40 | R$ 45,60 | R$ 72,00 | R$ 72,00 |
Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque (7 eixos) | R$ 158,20 | R$ 84,00 | R$ 79,80 | R$ 53,20 | R$ 84,00 | R$ 84,00 |
Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque (8 eixos) | R$ 180,80 | R$ 96,00 | R$ 91,20 | R$ 60,80 | R$ 96,00 | R$ 96,00 |
Além de pagamento em dinheiro, as cabines manuais de pedágio aceitarão cartões de débito e crédito. A concessionária disse ainda que o usuário poderá optar pelas operadoras Sem Parar, ConectCar, Move+, Veloe e Greenpass para pagamento automático eletrônico do pedágio, a modalidade via tag.
E ainda, para quem pagar com tag, há um desconto de 5% no valor das tarifas. Também está previsto um valor menor progressivo para usuários frequentes. Acesse aqui e entenda como funciona. Ambos os benefícios são nos mesmos moldes oferecidos pela concessionária que administra o Lote 1 do pedágio no Estado, a Via Araucária.
Serviços e investimentos no Lote 2
Em caso de emergência ao longo dos trechos, o motorista é orientado e ligar para o telefone 0800 277 0153. Os serviços da concessionária serão realizados por 47 veículos, sendo 15 viaturas de inspeção de tráfego, sete guinchos para veículos leves, cinco guinchos para veículos pesados, três caminhões-pipa, três caminhões para resgate de animais e 14 ambulâncias, sendo três delas com UTI móvel.
A EPR Litoral Pioneiro vai administrar os 605 quilômetros do Lote 2 por 30 anos. A estimativa é que sejam investidos R$ 10,8 bilhões em obras e R$ 6,5 bilhões em manutenção. São previstas a duplicação de 350 quilômetros de rodovias, bem como instalação de 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais e 72 quilômetros de ciclovias. A concessionária ainda terá que construir 107 novos viadutos, 52 passarelas, fazer 35 pontos de correção de traçado e implantar oito passa-faunas, que são estruturas para permitir a travessia de animais silvestres sem o risco de atropelamento.
Uma das principais obras do lote é a implantação de faixas adicionais nos já duplicados 81 quilômetros da BR-277 entre Curitiba e o Litoral do Estado. Na região próxima ao Porto de Paranaguá, serão instaladas novas vias marginais, viadutos, trincheiras e ciclovias, melhorando o tráfego no perímetro urbano da cidade. A Avenida Ayrton Senna, principal via de acesso à cidade, receberá 8,1 quilômetros de vias marginais nos dois sentidos, além de quatro viadutos.
Também no Litoral, um trecho de aproximadamente 14 quilômetros da PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná, será duplicado, facilitando a ligação com Matinhos.
A PR-092 será duplicada entre Jaguariaíva, nos Campos Gerais, e Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro. O trecho, de 123 quilômetros, passa também pelos municípios de Arapoti, Wenceslau Braz, Siqueira Campos, Quatiguá e Joaquim Távora. Somado a outros 50 quilômetros de duplicação da BR-153, também no Norte Pioneiro, o trajeto receberá a instalação de 45 novos viadutos e 25 novas passarelas.
Também será duplicada a BR-369, entre Cornélio Procópio e o entrocamento com a mesma BR-153, na divisa com São Paulo. Neste trecho ainda serão implantados dois quilômetros de ciclovias, todos em Santa Mariana, e 9,9 quilômetros de vias marginais, em Andirá e Santa Mariana.
Nos Campos Gerais, estão previstos mais de 71 quilômetros de novas duplicações entre Piraí do Sul e o perímetro urbano de Jaguariaíva, passando na sequência por Sengés e terminando na ponte que liga a PR-239 à SP-258, na divisa com São Paulo. Com isso, fica totalmente duplicada a ligação entre Ponta Grossa e São Paulo.