O cenário eleitoral de São José dos Pinhais deve ser definido em julho, mês das convenções partidárias e passará, obrigatoriamente, pela avaliação da gestão da prefeita Nina Singer (Cidadania) no final do primeiro semestre de 2024. Vários nomes de peso, atualmente comprometidos com a reeleição da prefeita, deixam uma pré-candidatura em “modo de espera” caso Singer não consiga reverter a recente queda de sua popularidade no município.
Como está a disputa das eleições 2024 nas dez maiores cidades do Paraná
Atualmente, Nina é o nome preferido de Ratinho Jr. (PSD) e, até, uma filiação da prefeita ao partido do governador é considerada, como forma de reforçar esse compromisso. A situação inicial fez com que nomes da cidade, que despontaram nas eleições de 2022 e cogitavam disputar a prefeitura, recuassem de seus projetos pessoais para bancar a candidatura de Singer e somar pontos com o governador. Caso do deputado federal Geraldo Mendes (União) e do deputado estadual Samuel Dantas (Solidariedade). Ambos apareceram na liderança em pesquisas e enquetes sem registro eleitoral divulgadas no ano passado. Mas, atualmente, nenhum deles é candidato e Mendes declara, oficialmente, apoio à reeleição da prefeita. “Mas se a candidatura dela não vingar…”, sinalizou aos aliados.
Análise: sobram peças no tabuleiro de Ratinho Jr. para as eleições no Paraná
Nina Singer vem enfrentando problemas sérios na administração municipal e uma oposição forte e bem articulada na Câmara Municipal. No ano passado, a prefeitura deixou vencer o contrato de fornecimento de merenda escolar sem renová-lo ou fazer nova licitação, o que resultou na interrupção do fornecimento de alimentos às escolas municipais e levou à suspensão das aulas. A prefeita também enfrentou uma crise envolvendo a instalação de radares de trânsito e aplicação de multas na cidade, o que levou a denúncias no Ministério Público e no Tribunal de Contas do Estado.
Somos O Luzeiro, o site de notícias que o Paraná merece!
Quem lidera essa oposição, que já conta com 10 dos 22 vereadores, é vereador Delegado Michel (Podemos). Campeão de votos em 2022, o delegado da Polícia Civil organiza uma chapa de oposição com o presidente da Câmara Allax Siqueira (PRD). Siqueira, inclusive, esteve com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) buscando apoio para ser o candidato do partido na cidade.
A centro-esquerda tenta unir PT, PSB, MDB, Rede, PV e PDT em uma única candidatura para fazer frente à prefeita e à candidatura bolsonarista que se desenha na cidade. O nome de Professor Marcelo (PV) é o que vem sendo apontado como potencial candidato do grupo em outubro.
Diante dos problemas enfrentados pela prefeita, que abalam significativamente sua aprovação perante a opinião pública, e o crescimento da oposição, Geraldo Mendes e Samuel Dantas mantêm suas estruturas de pré-campanha prontas para entrar em ação. Tudo isso, em um cenário em que, pela primeira vez em sua história, a cidade da Região Metropolitana de Curitiba poderá ter segundo turno por ter ultrapassado os 200 mil eleitores registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).