A exposição sensorial “Essência em Preto e Branco” é uma novidade no repertório da artista Leila Versetti, que normalmente explora a vibração nas cores vivas. Desta vez, a exposição em preto e branco propõe que o público preste atenção em pequenos e múltiplos detalhes das obras. A inauguração começa às 16h do dia 15 de outubro e permanece na Sala Ana de Oliveira até 24 de novembro.
Natural de União da Vitória, a artista reside atualmente em Campo Grande (MS) e é artista plástica desde 1980, com formação em artes na Belas Artes do Paraná. A trajetória da artista conta com exposições nacionais e internacionais, incluindo uma amostra permanente no Estúdio Kamylle Perotto e mostras em Lisboa. Leila foi destaque em eventos como a Casacor, onde contribuiu com murais e painéis que receberam prêmios na categoria de sustentabilidade.
Curadoria
A curadoria desta exposição foi feita pela especialista em conservação e restauradora de bens culturais Suely Deschermayer, que acompanha o trabalho de Leila Versetti há mais de 40 anos. “Ela não para de pintar, está o tempo todo se dedicando a transferir seu sentimento em manchas, transmitindo o equilíbrio das composições em vários traços e caminhos”.
Formada na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e mestra em Conservação e Restauro de Bens Culturais pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Portugal, Suely é atualmente a diretora e editora-chefe da instituição Arte & Restauro.
Sala Ana de Oliveira
O casal Alfredo Andersen e Ana de Oliveira, um europeu e uma indígena brasileira, se conheceram no Paraná, e provavelmente iniciaram seu relacionamento pouco antes de 1902, quando nasceu sua primeira filha. O primeiro retrato de Ana feito por Andersen data de 1893, quando ela tinha 8 anos. Ela foi uma figura central na vida e na obra do artista e sua iconografia reflete seu papel na trajetória do pintor e na inserção social da família Andersen em Curitiba.
Em outubro de 2022, em sua memória e reconhecimento, foi inaugurada a Sala Ana de Oliveira, com a exposição “Papel Moeda”. Desde então, a sala foi espaço de exposição de vários artistas, incluindo Daniela Marton, Eliana Brasil e Carla Ruschmann.
Serviço:
Essência em Preto e Branco – Mostra individual da artista Leila Versetti
Curadoria: Suely Deschermayer
Abertura: 15 de outubro, às 16h
Sala Ana de Oliveira
Rua Mateus Leme, 336, Centro – Curitiba
Com informações da Agência Estadual de Notícias.