O festival Encantadas Jazz acontece por vários finais de semana do mês de agosto. De sexta-feira a domingo, o festival oferece programação cultural durante todo o final de semana. A expectativa é que o evento, que encerra em 1º de setembro, leve mais de 40 mil pessoas à ilha. Confira a line up completa do festival.
Nesta 2ª edição do festival, a programação inclui mais de 80 atrações de jazz. Os shows, entre pagos e gratuitos, acontecem no palco Swamp, localizado em frente ao trapiche de desembarque na Praia de Encantadas.
Apesar de todos os artistas tocarem jazz, as atrações têm uma diversidade de nacionalidades. Músicos nacionais como Rebeca Friedmann Trio, Sotak Comfusion Family, Otávio Augusto Quarteto, DJ Snope, Cardozo Ethnic Jazzy, CWB Jazz Club, Loops On e DJ Selecta Manzana representam o Brasill.
Artistas da Colômbia, Argentina, Paraguai e Peru vieram à Ilha do Mel no final de semana entre os dias 9 e 11 de agosto para participar da programação “Finde Latino Americano”: a paraguaia Rafaela Mood, a banda colombiana Club Murakami, o grupo argentino Noise Jazz Merlo, os músicos da Festa Cheto Mal, também da Argentina, o paranaense Wes Ventura, além do artista peruano Willy Bronca.
Ilha do Mel vai ganhar sistema de coleta e tratamento de esgoto
Inclusão
Com medidas de acessibilidade, o festival oferece uma experiência inclusiva aos turistas com deficiência auditiva, através de um profissional intérprete de Libras que acompanha os organizadores no palco e também os músicos, traduzindo as letras das músicas.
O acesso ao local onde acontecem os shows também é acessível à locomoção de pessoas com deficiência, com rampas de acessibilidade.
Segundo João Guilherme Furtado, um dos organizadores do evento e presidente do Instituto Ilha do Mel Visitors e Bureau, esse diferencial torna o evento mais democrático e inclusivo, o que também colabora na atração de visitantes.
“Conseguimos trazer um intérprete de Libras ao evento para que, justamente, uma gama maior de turistas seja impactada. Dessa forma os visitantes se sentem mais confortáveis e conseguem aproveitar o evento da melhor forma possível”, disse.
Com informações da Agência Estadual de Notícias