A eleição para prefeito da oitava maior cidade do Paraná, Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, deve opor o atual prefeito Helder Lazarotto (PSD) e a ex-prefeita da cidade Beti Pavin (MDB). Os dois tendem a polarizar a disputa, que, consequentemente, será marcada pelo comparativo entre as gestões.
Como está a disputa das eleições 2024 nas dez maiores cidades do Paraná
Helder Lazarotto disputará uma reeleição defendendo uma aprovação de mais de 70%, conforme levantado pela Paraná Pesquisas, publicado em dezembro. Contará ainda com o apoio do principal grupo político do Estado, o do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).
Análise: sobram peças no tabuleiro de Ratinho Jr. para as eleições no Paraná
Mas, para seguir no cargo, terá que enfrentar a popularidade de Beti Pavin, que já governou a cidade por quatro mandatos (entre 1997 e 2004 e entre 2013 e 2020), tendo vencido todas as eleições que disputou desde 1996. Isso, claro, porque não pôde participar das eleições de 2008 e 2020, por estar na condição de prefeita em segundo mandato consecutivo.
Somos O Luzeiro, o site de notícias que o Paraná merece!
A última vitória de Pavin, inclusive, foi sobre Lazarotto, nas eleições de 2016. Em 2020, o atual prefeito derrotou o então vice de Beti, Sergio Pinheiro, que, hoje no Novo, tenta lançar-se como a terceira via na cidade. Pinheiro tem o terceiro colocado do último pleito, Thiago Jesus (União), como seu pré-candidato a vice-prefeito.
O PT de Colombo também já anunciou que terá candidato próprio à prefeitura e tenta convencer o vereador Anderson Prego – mais votado em 2020 – a assumir o posto. Mas ele sinaliza que prefere disputar a reeleição para a Câmara Municipal, garantindo uma ou mais cadeiras para o partido no Legislativo.
A mesma pesquisa da Paraná Pesquisas que apontou a popularidade de Lazarotto também mediu a intenção de voto dos eleitores da cidade. O resultado mostra o favoritismo do atual prefeito, que supera os 40% de intenções de voto, enquanto a ex-prefeita aparece na casa dos 27%. Sergio Pinheiro, Thiago de Jesus (que na pesquisa foi colocado como candidato a prefeito) e Anderson Prego aparecem em empate técnico, entre 4% e 6%.