O ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) usou as redes sociais nesta segunda-feira (27) para comemorar a oficialização do apoio do PT à sua pré-candidatura na disputa pela Prefeitura de Curitiba. “Este movimento mostra a confiança em um projeto mais humano para a cidade”, afirmou em postagem no Instagram.
“E acredito que o apoio do PT e do governo federal tem relação com essa busca de uma Curitiba mais social. Agora é hora de começarmos a trabalhar a mobilização da militância e buscarmos o apoio de outros partidos que tenham afinidade com o que pensamos para a cidade”, completou.
O apoio petista ao nome de Ducci é parte da compensação devida ao PSB pelo apoio na aliança que levou Luiz Inácio Lula da Silva de volta à Presidência em 2022. E, desde o início das discussões, gera embates internos entre a presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann, e dois nomes do PT interessados em disputar o comando da capital paranaense – Carol Dartora e Zeca Dirceu, ambos deputados federais.
A responsabilidade da decisão entre a aliança com Ducci ou a candidatura própria já tinha sido retirada da executiva municipal e transferida à executiva nacional do partido, numa antecipação do possível problema.
Zeca Dirceu vai recorrer; Dartora analisa opções
Em postagem na rede social X, o deputado federal Zeca Dirceu anunciou que vai usar o estatuto do partido para recorrer da decisão ao diretório nacional. Segundo ele, assim como na executiva municipal, a nacional não aprovou a aliança por dois terços dos votos. Também aproveitou para cutucar Ducci e dizer que, ao contrário do ex-prefeito, será o candidato de Lula em Curitiba.
Já a deputada federal Carol Dartora informou em nota, também no X, que vai discutir com seu grupo político os próximos passos. “Nesse processo eleitoral, continuo com meus ideais de construção de uma cidade justa, igualitária, sustentável, de combate à fake news e à desinformação, de luta contra o fascismo, o racismo, a xenofobia e o machismo”.