Os governadores do Consórcio de Integração Sul Sudeste (Cosud) divulgaram uma carta nesta terça-feira (7) afirmando que não estão medindo esforços para auxiliar os moradores do Rio Grande do Sul, um dos seus Estados-membro e que foi assolado por chuvas e enchentes desde a última semana.
“O momento sensível exige um trabalho coordenado e integrado no auxílio a um de seus entes, bem como a qualquer Unidade da Federação que enfrentasse problemas semelhantes”, afirmam os governadores das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Até o momento, o governo do Rio Grande do Sul já confirmou 85 mortes em razão dos temporais. Ainda há 134 desaparecidos. Cerca de 200 mil pessoas estão fora de suas casas, sendo 47 mil em abrigos e 153 mil desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos.
“Os governadores do Cosud estão em contato constante com o governador Eduardo Leite para o envio de ajuda humanitária, além de despender recursos humanos e materiais, dentro de uma força-tarefa em socorro ao Rio Grande do Sul”, diz ainda o texto da carta.
O Cosud é formado pelos Estados da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e os da região Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo).
Confira como o Paraná está auxiliando os gaúchos
A carta do Cosud também traz um resumo do que cada Estado está fazendo pelo povo do Rio Grande do Sul. Note que essa relação muda com o tempo, pois mais ajudas estão sendo coordenadas.
Corpo de Bombeiros
- 34 bombeiros militares
- nove viaturas
- quatro embarcações
Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) - helicóptero Falcão 08 auxiliando nos resgates
Polícia Militar
- 30 policiais militares
- 7 viaturas do Batalhão de Choque
Defesa Civil
15 caminhões partiram de diferentes cidades do Paraná na segunda-feira (6) levando 800
colchões e kits dormitório, 1,5 mil caixas com copos d’água e 190 toneladas de donativos,
incluindo alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, água e
telhas arrecadados por meio da campanha SOS RS.
Casa Militar
- aeronave do estado levou no domingo (5) bolsas de nutrição parental (NPT) a crianças
internadas em hospitais de Santa Maria e Santiago