Um projeto-piloto desenvolvido entre Departamento de Trânsito (Detran) e Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai “transformar” veículos em ativos digitais. A fase de testes incluirá a participação de proprietários de carros. As inscrições para os interessados estão abertas e podem ser feitas via internet até 23 de fevereiro.
O projeto-piloto vai criar um registro único digital em blockchain, com dados, histórico e informações do veículo de forma simples, confiável e alinhada às leis de privacidade de dados. Com esse procedimento, o carro passará a contar com o Passaporte Veicular Digital, que funciona como uma identidade eletrônica do veículo, reunindo dados que vão desde as informações de fábrica até histórico de revisões, quilometragem, seguros, financiamentos, ocorrências e transferências.
Cada veículo receberá um token único, vinculado ao número do chassi, permitindo que todas as informações sejam rastreadas de forma imutável e acessível ao longo de toda a vida útil do automóvel. Os participantes da fase de testes terão todo o processo sem custos.
Inicialmente, o objetivo era “tokenizar” mil veículos, mas, para democratizar o acesso à tecnologia e testá-la em grande escala, todos os veículos inscritos poderão participar, ressalta o diretor-presidente do Tecpar, Eduardo Marafon.
“O projeto-piloto é um passo determinante para garantir que a tecnologia chegue com maturidade e confiabilidade à população. Queremos entregar algo seguro, funcional e que realmente facilite a vida dos proprietários”, disse ele.
A segurança e a transparência estão no centro da iniciativa, de acordo com o presidente do Detran, Santin Roveda. A solução garante que as informações não sejam alteradas de forma indevida por ser baseada em tecnologia blockchain, reduzindo fraudes em quilometragem, registros e documentação.
“Estamos convidando os paranaenses para participar desse projeto inédito no Brasil, que irá tornar os processos mais rápidos e gerar maior confiança no acesso a informações sobre o veículo. O interessado terá seu carro tokenizado e terá fácil acesso ao Passaporte Veicular Digital nos meios digitais oficiais do Detran”, afirmou.
Piloto do Passaporte Veicular Digital vai durar 120 dias
O projeto-piloto terá duração de 120 dias e será acompanhado por um Comitê Gestor formado por equipes técnicas das duas instituições, que se reunirá quinzenalmente para validar marcos e entregas.
As informações do Passaporte Veicular Digital estarão disponíveis no site e no aplicativo do Detran através do login de usuário a partir do dia 2 de março deste ano, por um prazo de 60 dias.
Veículos de qualquer ano e modelo poderão participar do projeto, incluindo moto e caminhão. Todo o processo se dará de forma online, a partir da informação dos dados do veículo, dispensando a necessidade de deslocamentos presenciais até as unidades do Detran.
A meta é que, a partir do projeto-piloto, o Passaporte Veicular Digital seja implantado definitivamente e de forma integral no Estado até o fim de 2026, com a meta de inserir toda a frota estadual no banco de dados em um período de cinco anos, com a disponibilização de todas as informações possíveis sobre cada veículo.
Com informações da Agência Estadual de Notícias


