O desembargador Luciano Carrasco Falavinha de Souza assumiu nesta sexta-feira (6) a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná para a gestão 2026-2027, cargo então ocupado pelo desembargador Sigurd Roberto Bengtsson. Ao lado do novo vice-presidente e corregedor da Corte, desembargador Fernando Antonio Prazeres, Carrasco afirmou que o Tribunal vai fortalecer o combate à desinformação, inclusive àquela que se utiliza de inteligência artificial.
“Nós já estamos com um programa avançado de inteligência artificial contra inteligência artificial. Esse é o mecanismo: é um software que será entregue aos juízes para auxílio nas ações que virão ao TRE-PR, seja no aspecto jurídico para sancionamento e retirada de conteúdos, seja no aspecto até cultural de educação para que o povo tenha acesso no TRE à informação verdadeira”, revelou.
Além disso, o Tribunal seguirá investigando e divulgando checagens por meio do projeto Gralha Confere. Na dúvida, a orientação aos eleitores é repassar os materiais ao TRE-PR para que ele seja avaliado — e não compartilhar mensagens duvidosas ou cuja origem não seja confirmada.
Ainda para o pleito de 2026, Carrasco afirmou que haverá campanha não só para estimular a população a regularizar sua situação eleitoral e votar em outubro, mas também para convocar novos mesários. O objetivo é garantir o número adequado de mesários e treiná-los para que a votação seja otimizada, com o mínimo de filas — já que cada eleitor deverá escolher seis candidatos.
Cooperação para controlar prazos
Outra promessa de Carrasco foi a de tentar controlar e reduzir os prazos para julgamento de ações eleitorais. Para isso, o TRE-PR vai assinar um acordo de cooperação com o Tribunal de Justiça do Paraná que vai permitir à Corte Eleitoral utilizar o programa desenvolvido pelo Núcleo de Monitoramento e Estatística da Corregedoria do TJPR (Nemoc) para o controle de prazos das ações eleitorais pela Corregedoria Regional Eleitoral do Paraná (CRE-PR).
O convênio ainda estabelece a implantação do manual de redação e estilo, que busca adotar a linguagem simples e direta em documentos administrativos e judiciais.
Outros membros da gestão também são empossados
Além de Carrasco e Prazeres, a nova gestão é formada pelo servidor Valcir Mombach como diretor-geral da gestão e pela servidora Solange Maria Vieira como secretária de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação. Ambos foram empossados em solenidade realizada na tarde de terça-feira (3).


