Faltam três meses para o fim do prazo para solicitar a emissão da primeira via do título de eleitor, transferir domicílio eleitoral, atualizar dados cadastrais ou regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral para poder votar nas Eleições 2026, quando serão escolhidos o presidente, senadores, deputados federais e deputados estaduais. O encerramento do cadastro eleitoral será no dia 6 de maio, 150 dias antes do pleito.
Os serviços eleitorais podem ser requeridos de forma on-line, pelo autoatendimento, ou presencialmente, comparecendo aos Cartórios Eleitorais do Paraná de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Em ambos os casos, será necessário apresentar os seguintes documentos:
– Documento oficial de identidade com foto;
– CPF (se houver);
– Comprovante de residência recente, emitido há, no mínimo, 3 meses e, no máximo, 1 ano;
– Comprovante de quitação do serviço militar (para homens que completam 19 anos no ano em que forem requerer o Título);
– Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (se houver).
O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e é facultativo para pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos. Aqueles que completarem 16 anos até a data do primeiro turno, em 4 de outubro de 2026, também já podem solicitar a emissão do Título Eleitoral para votar nas Eleições 2026.
Quem precisar verificar sua situação eleitoral também pode fazê-lo pelo autoatendimento. Ali, basta clicar em “Título Eleitoral” e “Consultar situação eleitoral” (opção 6). A regularização deve ser feita até o fechamento do cadastro para que a cidadã ou o cidadão possa votar nas Eleições 2026.
*Com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná


