O PSD de Gilberto Kassab montou um time de postulantes à Presidência. Além do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, atraiu o do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em maio do ano passado, e mais recentemente, em janeiro, o de Goiás, Ronaldo Caiado. E uma pesquisa encomendada pelo Canal Meio, e feita pelo instituto Ideia, divulgada nesta semana, mediu o potencial de cada um deles, em cenários separados, com os principais concorrentes na disputa.
Por ocasião da filiação do governador goiano, os três políticos fizeram um pronunciamento conjunto, destacando que quem estivesse mais credenciado para a disputa da Presidência nas eleições deste ano, seria o candidato do PSD, com apoio dos demais. E no termômetro da pesquisa, quem se saiu melhor foi o paranaense.
Nos cenários de pesquisa estimulada com seu nome incluído, Ratinho Junior alcança a terceira posição, mas ainda muito atrás do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a candidatura bolsonarista, seja o senador Flávio Bolsonaro (PL) ou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
Caiado e Leite, por sua vez, ficam na quarta posição, ambos perdendo, também, mesmo que numericamente, para o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
Na avaliação do diretor de Jornalismo do Canal Meio, Pedro Doria, o bloco do PSD ainda terá que investir muito em campanha, para ganhar visibilidade, pois os três ainda não conseguiram “despontar como
alternativas para o eleitor antipetista”.
Por outro lado, a pesquisa mostra que Flávio e Michelle Bolsonaro já alcançaram potencial de polarizar com Lula, como candidaturas bolsonaristas. A depender do número de nomes com maior viabilidade nas urnas, a eleição deste ano poderia até ser resolvida no primeiro turno.
Confira os cenários com Flávio Bolsonaro
Cenário onde o candidato do PSD é Ratinho Junior:
- Lula (PT) – 39,5%
- Flávio Bolsonaro (PL) – 32%
- Ratinho Junior (PSD) – 8,8%
- Romeu Zema (Novo) – 3%
- Renan Santos (Missão) – 0,7%
- Aldo Rebelo (Democracia Cristã) – 0,5%
- Ninguém/Branco/Nulo – 5%
- Não sabe – 10,5%
Cenário onde o candidato do PSD é Eduardo Leite:
- Lula (PT) – 38,7%
- Flávio Bolsonaro (PL) – 35,3%
- Romeu Zema (Novo) – 5,1%
- Eduardo Leite (PSD) – 3,4%
- Renan Santos (Missão) – 0,7%
- Aldo Rebelo (Democracia Cristã) – 0,7%
- Ninguém/Branco/Nulo – 5,5%
- Não sabe – 10,5%
Cenário onde o candidato do PSD é Ronaldo Caiado:
- Lula (PT) – 39,5%
- Flávio Bolsonaro (PL) – 33%
- Romeu Zema (Novo) – 6%
- Ronaldo Caiado (PSD) – 5,1%
- Renan Santos (Missão) – 0,7%
- Aldo Rebelo (Democracia Cristã) – 0,5%
- Ninguém/Branco/Nulo – 5,6%
- Não sabe – 9,5%
Confira os cenários com Michelle Bolsonaro
Cenário onde o candidato do PSD é Ratinho Junior:
- Lula (PT) – 39,5%
- Michelle Bolsonaro (PL) – 32,7%
- Ratinho Junior (PSD) – 8%
- Romeu Zema (Novo) – 5,5%
- Aldo Rebelo (Democracia Cristã) – 0,5%
- Renan Santos (Missão) – 0,5%
- Ninguém/Branco/Nulo – 5,1%
- Não sabe – 8,3%
Cenário onde o candidato do PSD é Eduardo Leite:
- Lula (PT) – 38,5%
- Michelle Bolsonaro (PL) – 33%
- Romeu Zema (Novo) – 6,5%
- Eduardo Leite (PSD) – 4,4%
- Renan Santos (Missão) – 0,9%
- Aldo Rebelo (Democracia Cristã) – 0,5%
- Ninguém/Branco/Nulo – 5,8%
- Não sabe – 10,5%
Cenário onde o candidato do PSD é Ronaldo Caiado:
- Lula (PT) – 39,5%
- Michelle Bolsonaro (PL) – 32%
- Romeu Zema (Novo) – 6,5%
- Ronaldo Caiado (PSD) – 6,1%
- Renan Santos (Missão) – 0,7%
- Aldo Rebelo (Democracia Cristã) – 0,5%
- Ninguém/Branco/Nulo – 5,4%
- Não sabe – 9,4%
Espontânea mostra Flávio subindo e Ratinho Junior com 2%
No cenário da pesquisa com resposta espontânea, quando o entrevistado é perguntado em quem vai votar sem a apresentação de uma lista de candidatos, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disparou, após ter seu nome indicado pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso após ser condenado por tentativa de Golpe de Estado.
O senador saltou de cerca de 6% nas respostas, em janeiro, para 16,3% no levantamento de fevereiro. Confira os números completos abaixo:
- Lula (PT) – 33%
- Flávio Bolsonaro (PL) – 16,3%
- Jair Bolsonaro (PL) – 8%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 4,5%
- Michelle Bolsonaro (PL) – 4,3%
- Ciro Gomes (PSDB) – 2,5%
- Ratinho Junior (PSD) – 2%
- Romeu Zema (Novo) – 1,9%
- Ronaldo Caiado (PSD) – 1,5%
- Eduardo Bolsonaro (PL) – 0,5%
- Fernando Haddad (PT) – 0,3%
- Renan Santos (Missão) – 0,2%
- Soma dos outros citados – 0,4%
- Ninguém/Branco/Nulo – 2,6%
- Não sabe – 22,2%
Os cenários de segundo turno
A pesquisa do Canal Meio/Ideia também simulou cenários de segundo turno para a eleição presidencial de 2026. Dentro da disputa interna do PSD, quem teria a menor derrota seria Ratinho Junior, que perderia para o presidente Lula por 45 a 38%, uma diferença numérica de 7 pontos percentuais. A segunda menor derrota seria de Ronaldo Caiado, por 45 a 34%, uma diferença numérica de 11 pontos. Já a pior derrota seria a de Eduardo Leite, por 45,4 a 21%, um a distância numérica de 24,4 pontos percentuais.
Pelo levantamento, sempre levando em conta a diferença numérica, o candidato mais viável da oposição para a disputa com o atual presidente seria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem reiterado que vai disputar a reeleição no Estado. Ele ficaria a 2,5 pontos de Lula – 44,7 a 42,2%.
Na sequência, aparecem Michelle Bolsonaro (45 a 40,7%, diferença de 4,3 pontos), Flávio Bolsonaro (45,8 a 41,1%, diferença de 4,7 pontos), Romeu Zema (45 a 34,5%, diferença de 10,5 pontos), Renan Santos (45,5 a 26%, diferença de 19,5 pontos), Aldo Rebelo (45 a 20%, diferença de 25 pontos).
Dados da pesquisa Canal Meio/Ideia
A pesquisa eleitoral Canal Meio/Ideia, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08425/2026. O período de coleta foi de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, com 1.500 entrevistas representativas da população brasileira. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, dentro de um intervalo de confiança de 95%.


