O espetáculo Ficções, inspirado no best seller Sapiens, do professor e filósofo Yuval Noah Harari, chega ao Teatro Guaíra com duas sessões nos dias 27 e 28 de fevereiro. Após excursionar pelo Brasil, a montagem estrelada por Vera Holtz e escrita e encenada por Rodrigo Portella retorna a Curitiba.
Com mais de 23 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, o livro foi o ponto de partida para o espetáculo, idealizado pelo produtor Felipe Heráclito Lima, em cartaz há mais de três anos ininterruptos, somando 160 mil espectadores. O monólogo que marca o retorno de Vera Holtz aos palcos será encenado no Guairão como comemoração das mais de 400 apresentações.
Publicado em 2014, o livro de Harari afirma que o grande diferencial do homem em relação às outras espécies é sua capacidade de inventar, de criar ficções, de imaginar coisas coletivamente e, com isso, tornar possível a cooperação de milhões de pessoas – o que envolve praticamente tudo: o conceito de nação, leis, religiões, sistemas políticos, empresas etc.
Mas também o fato de que, apesar da evolução, os antepassados também eram felizes. Partindo dessa premissa, o livro indaga: o ser humano está usando a característica mais singular para construir ficções que proporcionem, coletivamente, uma vida melhor?
“É um livro que permite uma centena de reflexões a partir do momento em que nos pensamos como espécie e que, obviamente, dialoga com todo mundo. Acho que esse é o principal mérito da obra dele”, analisa Lima, que comprou os direitos para adaptar o livro para o teatro em 2019.
Vera Holtz se desdobra em personagens da obra literária e em outras criadas por Rodrigo, canta, improvisa, “conversa” com Harari, brinca e instiga a plateia, interage com o músico Federico Puppi – autor e performer da trilha sonora original, com quem divide o palco. Em outros momentos, encarna a narradora, às vezes é a própria atriz falando.
“Eu gosto muito desse recorte que o Rodrigo fez, de poder criar e descriar, de trabalhar com o imaginário da plateia”, destaca ela. “O desafio é essa ciranda de personagens, que vai provocando, atiçando o espectador. Não se pode cristalizar, tem que estar o tempo todo oxigenada”, completa.
Serviço
Monólogo “Ficções” com Vera Holtz
Quando: 27 e 28 de fevereiro (quinta e sexta-feira)
Horário: 21h
Onde: Auditório Guairão (Teatro Guaíra) – Rua Conselheiro Laurindo, 175, Centro
Tempo de duração: 80 minutos
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: à venda em DiskIngressos e na bilheteria do Teatro Guaíra


