A chuva de verão, principalmente entre o fim da tarde e início da noite, segue no Paraná durante toda esta semana. Depois de um fim de semana com grandes acumulados de chuva e a passagem de um tornado por São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o risco continua alto para tempestades, agora no Litoral, entre segunda (12) e terça-feira (13). Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no fim da semana, uma nova frente fria se aproxima do Paraná.
As pancadas de chuva de segunda (12) a quarta-feira (14) estão previstas para o Noroeste, Norte, Campos Gerais e Leste. O boletim de gestão de riscos elaborado pelo Simepar, em parceria com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, aponta risco alto para tempestades acompanhadas de descargas elétricas no período da tarde, principalmente do leste da Região Metropolitana de Curitiba até as praias com risco de enxurradas, entre segunda e terça-feira.
Entre a quinta (15) e sexta-feira (16), a chuva continua, e os volumes podem ficar mais altos na sexta. “Na sexta-feira temos o avanço de uma nova frente fria pelo Sul do país, que traz o aumento da instabilidade para todas as regiões paranaenses”, diz Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.
O amanhecer ficará mais frio no Oeste, Sudoeste e Sul do Paraná nesta semana, enquanto nas demais regiões as temperaturas ficam um pouco mais elevadas: 18°C na Região Metropolitana de Curitiba, e 20°C no Norte e Noroeste. No período da tarde, a faixa norte do Estado terá temperaturas entre 28°C e 30°, e a região Leste, por conta da nebulosidade, terá temperaturas mais amenas, entre 26°C e 28°.
Chuvas fortes de sexta e do final de semana
Na sexta-feira (9), os maiores acumulados de chuva foram em Santa Helena (47,6 mm), Marechal Cândido Rondon (45,2 mm, em medição do Inmet) e Foz do Iguaçu (40,2 mm). No sábado (10), aumentaram bastante, chegando a 100,6 mm em São Miguel do Iguaçu, 95,6 mm em Palotina, 75,8 mm em Assis Chateaubriand, 75,6 mm em Foz do Iguaçu, 74,2 em Pinhão, 72,4 mm em Laranjeiras do Sul, e 70 mm em General Carneiro.
Ainda no sábado, um tornado se formou em Piraquara e atingiu o município de São José dos Pinhais. 350 residências foram danificadas, impactando 1,2 mil pessoas. Duas pessoas ficaram levemente feridas. O tornado foi classificado pela equipe do Simepar com a categoria F2 na escala Fujita, com ventos na faixa de 180 km/h.
A célula de tempestade que gerou o tornado atravessou a região Leste do Estado e causou ventos entre 60 km/h e 70 km/h em Curitiba e também em Guaratuba, onde o volume de chuvas alcançou mais de 60 mm em meia hora. Já no domingo os volumes de chuva baixaram, e chegaram a no máximo 24 mm em Nova Tebas (Inmet) e 18,2 mm em Guarapuava.
Com informações da Agência Estadual de Notícias


