Enquanto os torcedores preparam a lentilha e estouram a champanhe, a imaginação está na próxima temporada. E desta vez, uma temporada que começa cedo como nunca começou.
Estaduais a partir da semana que vem – o nosso inicia em 6/1- e a Série A do Brasileirão tendo a largada na semana do dia 28/1. Na ótica da dupla Athletiba, de volta à elite, há pontos positivos e negativos na balança.
Pelo lado positivo, mesmo que o nível a ser enfrentado seja bem mais alto do que em 2025, existe uma boa base a ser aproveitada pra uma competição que começa tão cedo.
O Athletico foi o melhor do segundo turno e mantém o mesmo técnico e os mesmos jogadores que mudaram o roteiro da equipe no meio da competição.
O Coritiba foi o campeão e mais regular da Segundona, trocou de treinador, mas continua um esqueleto de time que pode ser bem aproveitado no elenco.
Requisitos pra nossa dupla aproveitar bem principalmente no início da competição. Nas primeiras quatro rodadas, haverá a disputa paralela dos Estaduais. Possivelmente, o foco dos favoritos no Brasileirão, demore um pouco mais para ser voltado à principal competição nacional.
Pelo lado negativo, apesar de alguns bons nomes, num geral, por enquanto, o mercado da dupla não empolga. Até o fechamento da primeira janela nacional no dia 3 de março, existe a expectativa de mais novidades.
Mesmo assim, a temporada 2026 é recheada de ineditismo para todos. Pela primeira vez o Brasileirão vai ter jogos de janeiro a dezembro. O que aumenta o fator aleatoriedade.
Tenho sido bem simplista nas minhas exigências. Não espero nenhum dos nossos dois representantes terminando o campeonato na parte de cima da tabela. Ficar o mais distante possível de um retorno pra Série B, já será bem valoroso para quem está voltando agora à elite.
Um feliz 2026 para todas as torcidas.


