O chavão entre as torcidas a cada dezembro é esperar por um presente natalino. Aquela contratação que possa significar – ao menos na esperança – garantia de sucesso pro time no próximo ano.
Em 2025, as três torcidas curitibanas – sim, até a do Paraná – têm seus motivos para estarem celebrando na semana do Natal. A dupla Athletiba ainda colhe os frutos do retorno à Série A nacional e em pelo menos uma contratação pra cada lado pode nutrir esse sentimento de presente.
O volante colombiano Juan Portilla vem para suprir a posição mais carente do Rubro-Negro. Bom marcador e também forte no início da construção com a bola no pé, chega do Talleres, da Argentina, onde disputou a última Libertadores e conquistou taça nacional em 2025.
Portilla esteve em todas as últimas Datas Fifa com a seleção colombiana e tem enormes chances de estar na Copa do Mundo em 2026. Não há questionamento, Portilla chega pra reforçar a esquadra colombiana do Athletico como principal contratação no retorno à elite.
Do lado alviverde, as maiores carências estão no ataque. Tirando o prata da casa Lucas Ronier, ninguém do setor agradou na campanha de título da B. Por isso, a aposta firme do Coritiba é em quem fez mais gols em toda Segundona. Pedro Rocha foi o goleador do campeonato pelo Remo, 15 gols.
Rocha não atuava como centroavante na equipe paraense. Jogava mais pela esquerda e fechando pro meio tinha campo pra finalizações com a perna direita. Por isso, a busca por um camisa 9 pra fechar o ataque com ele e Ronier, segue firme no Alto da Glória.
É claro que tanto para rubro-negros como para coxas-brancas, ainda é preciso muito mais para acertarem os times visando o início do Brasileirão no fim do mês que vem. Mas até que é um bom começo.
No Paraná Clube, a esperança não tem nada a ver com um jogador específico. No caminho de busca pela reconstrução, o Tricolor finalmente chegou a um acordo com os credores do clube e com a empresa Nextplay para a venda da SAF. Após trâmites burocráticos, já será através do comando da empresa que o time da Segundona estadual será montado.
E é bom todos na Vila Capanema acelerarem o passo. Em ano de Copa do Mundo, a Divisão de Acesso do Estado vai começar no fim de fevereiro. Mais de um mês antes do que ocorreu em temporadas anteriores.
Enfim, para todas as torcidas a expectativa é que o pacote de presentes do Papai Noel chegue bem lotado neste Natal. Mas, todos precisam saber, será apenas na prática, durante o ano que vem, que os brindes do bom velhinho podem trazer resultados ou não.
Feliz Natal!


