Sete universidades do Paraná estão entre as melhores da América Latina, de acordo com o ranking da Times Higher Education (THE), divulgado nesta semana. São elas: Universidade Federal do Paraná (17º), Universidade Estadual de Maringá (24º), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (44º), Universidade Estadual de Londrina (69º), Universidade Estadual de Ponta Grossa (78º), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (151+) e Universidade Positivo (151+).
O ranking conta com 223 instituições de 16 países — 69 brasileiras. São consideradas apenas aquelas que possuem graduação — o que exclui instituições focadas em pós-graduações, por exemplo —, trabalham com uma diversidade de áreas — aquelas que enviam dados sobre somente uma área podem ser excluídas — e publicam ao menos mil artigos em um período de cinco anos.
Elas são listadas por posição até o 100º lugar e, a partir dele, em faixas, já que, conforme a organização, a diferença nas pontuações dentro de cada faixa não é estatisticamente significativa.
Ao todo, são avaliados 16 indicadores de desempenho, os quais compõem os cinco pilares, que têm pesos diferentes: ensino (35%); ambiente de pesquisa (33,5%); qualidade da pesquisa (20%); inovação (4%); e perspectiva internacional (7,5%). As informações são fornecidas pelas próprias instituições e, então, tratadas para ficarem padronizadas e poderem ser comparadas.
Entre os aspectos analisados estão a relação entre doutores e bacharéis, a relação entre a equipe e os estudantes, a produtividade em pesquisa, a influência das pesquisas, a proporção de estudantes e professores internacionais e o número de patentes. A lista completa dos indicadores e o peso de cada um podem ser encontrados no site do THE.
Até o ano passado, a pontuação era calculada com base na comparação apenas com outras universidades da América Latina, mas, nesta nova edição, a pontuação passou a ser global. Isso significa que os resultados individuais são apresentados do ponto de vista do desempenho global — e também que não é possível compará-los com os resultados de anos anteriores.


