A montadora chinesa Geely vai produzir carros no Paraná, com foco em veículos de zero ou baixas emissões. A produção será feita no Complexo Ayrton Senna da Renault do Brasil, que fica em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a partir de um acordo de cooperação assinado entre a Geely Holding Group e a Renault Group nesta segunda-feira (3), após a aquisição de 26,4% da Renault do Brasil pela Geely.
A novidade foi anunciada por meio de comunidade ao mercado, o qual informa que a Geely contará com um polo de produção de veículos no Brasil e a Renault terá à disposição a GEA (sigla em inglês para Arquitetura Global de Novas Energias Inteligentes) da marca chinesa, hoje líder em novas energias, visando ampliar seu leque de veículos de zero ou baixas emissões para o mercado brasileiro. Na prática, a Renault terá acesso a plataformas e tecnologias híbridas para usar em seus veículos.
Com a fabricação no Estado, a Geely pretende acelerar sua expansão no mercado brasileiro, onde está presente com o SUV elétrico Geely EX5, importado e revendido em concessionárias dedicadas à marca, operadas pela rede de distribuição da Renault. A Renault, por sua vez, poderá ampliar suas opções de veículos eletrificados para o mercado brasileiro.
Renault e Geely já contam com diversos projetos de cooperação global, entre eles a criação da Horse Powetrain, também instalada no Complexo Ayrton Senna e que está investindo mais de R$ 546 milhões para operação das novas linhas de produção de motores.
*Com informações da Agência Estadual de Notícias


