O deputado federal Toninho Wandscheer (PP), atual coordenador da bancada do Paraná na Câmara dos Deputados, em Brasília, foi escolhido para presidir a comissão especial que vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição 27/23 e outras que criam fundos de desenvolvimento para as regiões Sul e Sudeste — como os que já existem para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A relatoria ficará a cargo do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania/SP).
Wandscheer afirmou que a criação da comissão é “um passo importante que demos nesse projeto que viabilizar recursos para o setor produtivo do Paraná, para o agronegócio e para municípios com baixo IDH”. Já a liderança dos trabalhos estar a cargo de um paranaense foi considerada estratégica por entidades como à Fiep, que, à Revista Amanhã, afirmou que isso deve contribuir para colocar as demandas estaduais e regionais em destaque nas discussões nacionais.
Os fundos de desenvolvimento regional têm por finalidade assegurar recursos para investimentos em infraestrutura, serviços públicos e empreendimentos produtivos com grande capacidade germinativa de novos negócios e novas atividades produtivas.


