O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) “transferiu” o feriado do Dia da Justiça de 8 para 18 de dezembro em 2026. Na prática, com isso, o início do recesso judiciário paranaense, que começa em 20 de dezembro, será antecipado em dois dias.
O dia 18, nova data para celebrar o Dia da Justiça, cai em uma quinta-feira. E o dia seguinte, 19 de dezembro, sexta-feira, marca outro feriado, que só o Judiciário, no caso o parananense, tem direito: o Dia da Emancipação Política do Paraná.
Com isso, o recesso será antecipado em dois dias. A justificativa do TJ-PR para a alteração cita a necessidade de “adequação do calendário institucional para melhor organização das atividades administrativas e jurisdicionais”.
“Assim como o interesse público na racionalização dos serviços forenses e administrativos, especialmente no período que antecede o recesso judiciário”, complementa o tribunal, que cita ainda a “inexistência de prejuízo à prestação jurisdicional, diante da possibilidade de planejamento prévio pelas unidades e pelos jurisdicionados”.